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- Conciliação vida profissional-vida pessoal e intenção de turnover : o papel moderador da flexibilidade laboralPublication . Monteiro, Mafalda Ferreira; Sobral, Ana Filipa dos Santos; Morais, CatarinaEste estudo, procurando compreender os fatores que podem influenciar a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal, visa compreender a relação entre a perceção do conflito vida profissional-vida pessoal e a intenção de turnover em trabalhadores que ocupam cargos técnicos em diferentes empresas e, ainda, compreender se esta relação é ou não moderada pela flexibilidade laboral que lhe é facultada (i.e. se uma maior flexibilidade do horário laboral leva a um menor conflito vida profissional-vida pessoal e, assim, a uma menor intenção de turnover). A amostra é constituída por 601 participantes, 59% dos quais exercem as suas funções em startups e os restantes em empresas estabelecidas. Os dados foram recolhidos online através da plataforma Qualtrics. Os resultados demonstraram que existe uma relação positiva entre o conflito vida profissional-vida pessoal e a intenção de turnover, no entanto, apenas se confirma uma moderação pela flexibilidade laboral em startups e não em empresas estabelecidas. Concluindo, pode afirmar-se que, para os participantes inquiridos, o conflito entre a vida profissional e a vida pessoal tem impacto na intenção de turnover, contudo, a flexibilidade laboral apenas influencia esta relação no tipo específico das startups.
- Contributo para a avaliação da comunidade terapêutica Cleanic : as perspetivas de utentes em tratamento para a toxicodependênciaPublication . Monteiro, Patrícia de Amaral; Carvalho, Maria Carmo; Alves, Maria CarmoA avaliação da eficácia das Comunidades Terapêuticas para o tratamento do consumo problemático de drogas apresenta resultados muito divergentes, sendo que existe pouco consenso relativamente aos indicadores e metodologias utilizados. Estes, habitualmente, excluem das avaliações uma dimensão centrada nas perspetivas dos ex-utentes sobre os programas implementados e fatores que nesses programas mais contribuíram para o êxito ou fracasso dos resultados da intervenção. Este estudo procura reunir evidência sobre a eficácia dos resultados do programa Portage implementado pela Cleanic em Portugal, a partir das perspetivas dos seus ex-utentes sobre a experiência de tratamento e processo de intervenção focando-se em três grandes dimensões: percurso pessoal; satisfação da experiência do programa; e vivência do suporte social. Através de metodologia qualitativa realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 9 participantes, 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 22 e os 52 anos de idade. Os resultados obtidos mostram que todos os participantes se encontram abstinentes, a maioria por um longo período de mais de 5 anos. Quanto à satisfação da experiência do programa, numa dimensão relacional, os participantes avaliam positivamente a relação entre pares e com a equipa técnica. Não obstante, ao classificarem o tratamento como bastante desafiador, todos os participantes recomendam vivamente o programa. Por fim, a maioria dos participantes afirma que a disponibilidade do suporte social e uma boa rede de apoio, potenciam melhores resultados no tratamento.
- Relação entre a participação em atividades desportivas e o uso e impacto dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com jovens do 3º cicloPublication . Nobre, Bárbara da Costa Oliveira; Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira de; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo teve como principal objetivo explorar a relação entre a participação em atividades desportivas e o uso e impacto dos MCE em jovens do 3º ciclo do ensino básico (CEB). A amostra englobou 729 participantes e foi utilizado um protocolo composto pelo Media Activity Form e um questionário sociodemográfico e de caracterização do uso de MCE. Os principais resultados revelaram uma associação positiva entre o tempo e o impacto negativo percebido da utilização de MCE e uma associação negativa entre o tempo de permanência em atividades extracurriculares (AEC) e a perceção de impacto negativo do uso de MCE, especialmente nos jovens que praticam desportos coletivos. Adicionalmente, jovens que frequentam AEC (desportivas e não desportivas) utilizam menos os MCE e percecionam o seu impacto como menos negativo, comparativamente com aqueles que não realizam qualquer atividade. Estes resultados realçam o papel das AEC, especialmente as desportivas, na forma como os jovens vivenciam o impacto dos MCE, sendo necessários estudos que possam aprofundar esta temática.
- Das dificuldades de aprendizagem na leitura à intervenção : perspetivas de professores de 1.º cicloPublication . Miranda, Maria Francisca Duarte Dias Sá de; Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo; Costa, Marisa Raquel da SilvaAs dificuldades da leitura são expressas através das fragilidades em vários processos como a consciência fonológica, a fluência da leitura e a compreensão da leitura. O presente estudo tem como objetivos explorar as perceções de professores face às dificuldades da leitura, o seu sentido de autoeficácia para lidar com estas dificuldades, assim como compreender o contributo da sua formação para lidar com as dificuldades de leitura e as estratégias que os professores adotam com os alunos que apresentam estas dificuldades. Para tal, foi privilegiada a metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas individuais semiestruturadas via online, com base num guião de entrevista construído para o efeito. Participaram neste estudo cinco professores de 1º ciclo. Os resultados obtidos demonstram que as manifestações mais frequentes das dificuldades de leitura dos alunos prendem-se com défices ao nível da consciência fonológica e, na perspetiva dos professores, estas dificuldades têm origem em características individuais e do contexto familiar das crianças. As estratégias que têm vindo a ser utilizadas pelos participantes no sentido de colmatar as dificuldades dos alunos procuram estimular, predominantemente, a fluência leitora. Como implicação para a prática deste estudo, surge a necessidade de estimular a consciência fonológica desde o pré-escolar.
- O papel das competências socioemocionais : visão multidisciplinar de agentes educativosPublication . Resende, Diogo Manuel Passos; Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo; Costa, Marisa Raquel da SilvaO presente estudo assume como objetivo geral explorar as perspetivas de diferentes agentes educativos face à promoção do desenvolvimento socioemocional em contexto escolar. A pertinência deste estudo tem por base a revisão do conhecimento científico atual sobre o tema do desenvolvimento socioemocional em contexto escolar, que salienta a importância e os ganhos de diversa ordem que este processo acarreta para os alunos. Assim, procurou-se perceber junto de diferentes agentes educativos a valorização que estes oferecem ao desenvolvimento socioemocional, explorar as estratégias que os mesmos adotam nesse sentido, e qual consideram ser o impacto desse processo nos alunos. Neste sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco agentes educativos que foram posteriormente transcritas e analisadas através do software NVivo 12. Os principais resultados a destacar relacionam-se com a valorização e operacionalização do desenvolvimento socioemocional por todos os participantes, bem como o reconhecimento de resultados positivos decorrentes desse processo, tanto a nível comportamental, como a nível emocional e social. Assim, pelo impacto positivo da promoção de competências socioemocionais nos alunos, esta deveria assumir-se como uma das bases do processo educativo, implementando uma abordagem nas escolas caracterizada pela lógica preventiva e promotora.
- O papel da família e dos pares em trajetórias de risco e conflito : a perspetiva de jovensPublication . Freire, Gabriela Correia da Silva da Cunha; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoO presente artigo centra-se na compreensão dos significados dados pelos jovens com trajetórias de risco relativamente ao papel que a família e o grupo de pares exercem sobre as suas trajetórias. Partindo da preocupação da Criminologia Desenvolvimental em abordar fatores potenciadores e inibidores presentes no papel dos dois principais agentes de socialização, neste estudo a abordagem a esses fatores assenta nas perspetivas dos jovens. A amostra do estudo é constituída por 26 jovens, 17 rapazes e 9 raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Na sequência da análise das entrevistas semiestruturadas realizadas aos jovens, concluímos que os fatores mais destacados foram os relacionados com a família, tanto na inibição como na promoção de comportamentos desviantes.
- A importância da consciência fonológica na prevenção das dificuldades de aprendizagem : perspetivas de educadoras de infânciaPublication . Pontes, Catarina Filipa Pinto; Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo; Costa, MarisaA consciência fonológica é a variável com maior relevância preditiva para o sucesso na leitura. Tendo em conta que a consciência fonológica se começa a desenvolver durante a idade pré-escolar, o presente estudo tem como principal objetivo compreender a perspetiva dos educadores de infância em relação à valorização e promoção da consciência fonológica. Foram entrevistadas cinco educadoras de infância a trabalhar com crianças em idade pré-escolar. Os principais resultados obtidos enfatizam a valorização da consciência fonológica por parte das educadoras, o que se traduz na intencionalização de práticas de estimulação da consciência fonológica. Essa valorização é baseada no conhecimento da importância desta competência para o sucesso da leitura e académico, na formação contínua e nas experiências a nível profissional. Estes resultados enfatizam a necessidade deste tema ser explorado durante a formação académica de base e na formação contínua dos educadores de infância, de forma a promover conhecimentos sobre a consciência fonológica, bem como práticas eficazes para a sua estimulação.
- O Cura d’Ars : uma vida ao serviço do sacramento da ConfissãoPublication . Leal, Eduardo Fernando Ferreira; Duarte, Alexandre FreireO século XVIII viu nascer Jean-Marie Vianney (1786-1859), “o prisioneiro do confessionário”! Educado numa família piedosa e generosa perto de Lyon, mostrou logo sinais comoventes de ardor e caridade. A Revolução Francesa que dilacerou o país e causou uma profunda crise no seio da Igreja, semeando a divisão entre o clero, não o impediu de receber os sacramentos clandestinamente e permanecer fiel ao seu maior desejo: Tornar-se sacerdote. É graças a um pároco da região que o ajudará a realizá-lo. Os cinco Papas precedentes não deixaram de louvar a perseverança e a coragem do humilde e fútil seminarista face às suas grandes dificuldades de aprendizagem. Acaba por ser em Ars, uma aldeia circundante e espiritualmente deserta, que exerceu o seu sacerdócio com grande zelo e caridade especialmente para com os pobres, até morrer de exaustação. Imbuído pelo amor de Deus, é no confessionário que passará a maior parte do seu tempo desde o alvorecer depois de apenas três horas de sono. A sua reputação como confessor incansável, o seu ascetismo e os seus milagres, atraíram muitos pelegrinos que vieram procurar conforto e luz junto dele. Mas também atraíram a inimizade das forças do mal.
- Definição de modelo de apoio à decisão para melhorias de processos, decorrente da análise e tratamento de informação CelonisPublication . Pereira, Miguel Carlos Veiga Vaz; Silva, António Pedro de Pinho de Brito DuarteO trabalho de final de mestrado tem como objetivo o estudo e implementação do conceito de Process Mining, e a identificação de um modelo de apoio à decisão que suporte os processos definidos no manual de organização, assim como indicar as melhorias que possam ser mais imediatamente aplicadas, de modo a facilitar e a sustentar a tomada de decisão. A realização deste trabalho teve como base o período de estágio curricular realizado nas instalações da EDP Distribuição na cidade do Porto. O trabalho é fundamentado pela revisão bibliográfica dos conceitos e ferramentas associadas à metodologia de Process Mining, e dos sistemas de informação e software que o permitem implementar. Procura-se como resultado apresentar as diferenças entre o processo idealizado e registado no manual de organização com a realidade dos factos apresentados no registo de eventos, assim como enumerar as alterações imediatas apresentando medidas para a sua resolução. As principais vantagens na implementação de um projeto de Process Mining são a demonstração imediata das possibilidades e da complexidade de cada processo de negócio, a verificação da fiabilidade dos modelos teóricos que poderão ser ou não redesenhados, e a possibilidade de aplicar alterações de modo mais célere, mesmo a nível operacional, traduzindo-se num melhor conhecimento e gestão do processo, e da diminuição do tempo na gestão da informação associado ao mesmo.
- O alojamento local e os seus titulares : casos da cidade do PortoPublication . Mariz, Afonso Abrunhosa de Brito Gonçalves; Coelho, Sandra Lima; Cunha, Mariana Alves daEste trabalho debruça-se sobre o Alojamento Local (AL) na cidade do Porto e sobre as práticas de Economia de Partilha e tem como principal objetivo perceber o que motiva os titulares de licenças de AL a aderirem ao negócio do arrendamento de curta duração. As entrevistas realizadas a oito titulares de licenças de AL permitiram a construção de retratos sociológicos que desvendaram os contextos da vida dos entrevistados, nos quais possa ter surgido as disposições para esta ação. Este processo revelou ser essencial para descobrimos quais as motivações que predominaram na decisão de aderir ao negócio do AL. Antes de partirmos para dos casos individuais, fizemos uma breve análise sobre o fenómeno do AL na cidade do Porto. Desta análise concluiu-se que os contextos de partilha e as práticas de Economia de Partilha terão pouca expressão no AL portuense. Na cidade do Porto as unidades de AL são geridas como um negócio e os espaços têm como utilidade servir as necessidades daqueles que querem dormir na cidade, durante um curto período de tempo. Relativamente às motivações daqueles que partilham espaços, a investigação teórica permitiu-nos concluir que estas se podem enquadrar em três principais grupos: económicas, sociais e ambientais. Estudos previamente realizados por Botsman e Rogers (2010) e Böcker e Meelen (2017) indicam que aqueles que partilham o seu espaço com pessoas desconhecidas, fazem-no movidos por motivações económicas, uma tendência confirmada no nosso estudo: as entrevistas realizadas confirmam que as motivações económicas são aquelas que têm mais peso na tomada de decisão de entrada no AL.
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