Publication
Processos de mudança como possibilidade de desenvolvimento profissional : uma narração biográfica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Alves, José Joaquim Ferreira Matias | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Margarida Chambel Filipe Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2013-07-11T08:21:31Z | |
dc.date.available | 2013-07-11T08:21:31Z | |
dc.date.issued | 2012-10-29 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento profissional é um processo que envolve aprendizagens, mudança e crescimento profissional. Entende-se o desenvolvimento profissional dos professores como um processo individual e coletivo, que se concretiza no local de trabalho do docente, a escola, e que contribui para o desenvolvimento das suas competências profissionais, através de experiências tanto formais como informais, num processo a longo prazo, e no qual se integram diferentes tipos de oportunidades e experiências que promovem o crescimento e desenvolvimento do professor (Marcelo, 2009). O presente relatório reflexivo pretende evidenciar a relevância e implicação da abertura à mudança de práticas, da emergência de processos conducentes à inovação e do surgimento de uma cultura colaborativa no desenvolvimento profissional em contexto. Num estilo de narrativa biográfica, é feito o relato dum conjunto de experiências profissionais significativas, vividas numa fase do percurso profissional posterior à mudança de uma escola particular, com setenta e cinco anos de existência, para uma escola nova, igualmente particular, mas acabada de fundar e apostada na capacidade de inovação e de assumir uma identidade própria, assente no legado de uma pedagogia inaciana. A experiência pessoal e profissional de integração na direção desta nova escola é determinante na caracterização desta etapa da vida profissional e vem revelar-se marcante como experiência de desenvolvimento profissional. A possibilidade de participação direta no pensar dos meios para habilitar a escola à aplicação de novas estratégias de desenvolvimento curricular e a outros aspetos inovadores da prática do ensino e da organização escolar, o envolvimento pessoal na emergência duma cultura colaborativa, o acompanhamento e troca de experiências com professores, capacitante de mais confiança e redução das suas incertezas, revela-se marcante nesta etapa do percurso profissional, pela implicação, enquanto docente, nos diferentes aspetos cognitivos, afetivos e relacionais da profissão. A reunião de condições conducentes à criação e sustentabilidade de um ambiente de trabalho inovador, desafiador e produtivo identifica-se como oportunidade de construção de formação e crescimento profissional. | por |
dc.description.abstract | Professional development is a process that involves learning, change and professional growth. The professional development of teachers is understood to be an individual and collective process, which takes place in the teacher’s workplace, the school, and that contributes to the development of their professional skills, through both formal and informal experiences, during a long-term process, and in which different kinds of opportunities and experiences occur which promote the teacher’s growth and development (Marcelo, 2009). The following report aims to highlight the relevance and the implications of the openness to a change of practices, of the processes leading to the emergence of innovation and the appearance of a collaborative culture within context of professional development. In a style of a biographical narrative, a report was made of significant professional experiences, that occurred in a stage of a professional career following the change from a private school, with seventy-five years of existence, to a new school, also privately owned, but newly founded and that bets on the ability to innovate and take on an identity of its own, based on the legacy of an Ignatian pedagogy. Personal experience and professional integration in this new school’s board of directors is crucial when it comes to characterizing this professional career stage and is proving to be a remarkable professional development experience. The possibility of direct participation in the planning of the means to enable the school to adapt to the implementation of new strategies for curriculum development and other innovative aspects of the practice of teaching and school management, the personal involvement within the emergence of a collaborative culture, the monitoring and exchange of experiences with teachers, resulting in more confidence and a reduction of uncertainties, reveals itself to be memorable at this stage of a professional career, through the involvement, as a teacher, in different cognitive, affective and relational aspects of this profession. The meeting of conditions conducive to the creation and sustainability of an innovative work environment, both challenging and productive identifies itself as an opportunity to cultivate knowledge and professional growth. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/11948 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Processos de mudança | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Professional development | por |
dc.subject | Changing process | por |
dc.subject | Innovation | por |
dc.subject | Collaborative work | por |
dc.title | Processos de mudança como possibilidade de desenvolvimento profissional : uma narração biográfica | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |