Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
866.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Em 2011, emergiu, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, um plano
pedagógico pioneiro e inovador. Tem como meta primordial a promoção de uma reflexão contínua, ampla,
aprofundada e transversal, por forma a instituir como marca da comunidade académica o compromisso
com o Pensamento Crítico.
Este plano tem como alicerces maiores o entendimento do Ser Humano como entidade complexa e
pluridimensional e o da Educação como um processo continuado de formação integral e integrada. Neste
sentido as coordenadas são: dignidade da pessoa e desenvolvimento humano; liberdade de pensamento,
sentimento e expressão crítico-criativa; cultura da cidadania e de participação; solidariedade e respeito pela
alteridade; trabalho colaborativo de intercâmbio de saberes e culturas; transformação do conhecimento
em consciência e compromisso social.
Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de implementação do referido projeto que, com
base num modelo multi e interdisciplinar, se desenvolve em dois grandes eixos:
1. Ensino – por um lado, formação de docentes e colaboradores da Católica Porto; por outro,
seminários para todos os alunos de licenciatura das suas unidades académicas, no intuito de: (i) munir
os aprendentes de instrumentos que lhes permitam refletir de um modo mais estruturado, abrangente,
profundo e crítico; (ii) melhorar a aprendizagem reflexiva e pessoal, num ambiente de aprendizagem em
que todos assumam um papel ativo; (iii) estimular a consciência da necessidade de cidadãos atuantes
numa sociedade em mudança em busca de alternativas.
2. Investigação – com uma vertente inter e transdisciplinar, traduz-se num trabalho de equipa
capaz de contribuir para a criação de um espaço de reflexão permanente e para a diversidade de
perspetivas e formas de ser e estar no mundo.
Description
Keywords
Pensamento crítico Pensamento criativo Ensino/educação Investigação
Citation
GIL DA COSTA, Maria Helena da Silva… [et al.] - O Pensamento Crítico na Universidade Católica do Porto, Um Projeto em Construção. In VIEIRA, Rui Marques …[et al.] - Pensamento Crítico na Educação: Perspectivas Actuais no Panorama Internacional. Aveiro: UA Editora, 2014. ISBN 978-972-789-424-6. p. 57-70