Repository logo
 
Publication

Pensamento crítico na universidade católica do Porto : um projeto em construção

dc.contributor.authorCosta, Helena Gil da
dc.contributor.authorAndrade, Ana
dc.contributor.authorFernandes, Aida
dc.contributor.authorSoares, Conceição
dc.contributor.authorPereira, Henrique Manuel
dc.contributor.authorAmado, João
dc.contributor.authorCouto, José António
dc.contributor.authorCastro, Maria Guilhermina
dc.contributor.authorSilva, Margarida
dc.contributor.authorTeixeira, Vítor
dc.date.accessioned2015-05-04T11:52:17Z
dc.date.available2015-05-04T11:52:17Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEm 2011, emergiu, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, um plano pedagógico pioneiro e inovador. Tem como meta primordial a promoção de uma reflexão contínua, ampla, aprofundada e transversal, por forma a instituir como marca da comunidade académica o compromisso com o Pensamento Crítico. Este plano tem como alicerces maiores o entendimento do Ser Humano como entidade complexa e pluridimensional e o da Educação como um processo continuado de formação integral e integrada. Neste sentido as coordenadas são: dignidade da pessoa e desenvolvimento humano; liberdade de pensamento, sentimento e expressão crítico-criativa; cultura da cidadania e de participação; solidariedade e respeito pela alteridade; trabalho colaborativo de intercâmbio de saberes e culturas; transformação do conhecimento em consciência e compromisso social. Esta comunicação tem por objetivo apresentar o processo de implementação do referido projeto que, com base num modelo multi e interdisciplinar, se desenvolve em dois grandes eixos: 1. Ensino – por um lado, formação de docentes e colaboradores da Católica Porto; por outro, seminários para todos os alunos de licenciatura das suas unidades académicas, no intuito de: (i) munir os aprendentes de instrumentos que lhes permitam refletir de um modo mais estruturado, abrangente, profundo e crítico; (ii) melhorar a aprendizagem reflexiva e pessoal, num ambiente de aprendizagem em que todos assumam um papel ativo; (iii) estimular a consciência da necessidade de cidadãos atuantes numa sociedade em mudança em busca de alternativas. 2. Investigação – com uma vertente inter e transdisciplinar, traduz-se num trabalho de equipa capaz de contribuir para a criação de um espaço de reflexão permanente e para a diversidade de perspetivas e formas de ser e estar no mundo.por
dc.identifier.citationGIL DA COSTA, Maria Helena da Silva… [et al.] - Pensamento crítico na universidade católica do Porto: um projeto em construção. In VIEIRA, Rui Marques …[et al.] - Pensamento Crítico na Educação: Perspectivas Actuais no Panorama Internacional. Aveiro: UA Editora, 2014. ISBN 978-972-789-424-6. p. 57-70por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17412
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectPensamento criativopor
dc.subjectEnsino/educaçãopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectCritical thinking
dc.subjectCreative thinking
dc.subjectTeaching/education
dc.subjectResearch
dc.titlePensamento crítico na universidade católica do Porto : um projeto em construçãopor
dc.typebook part
dcterms.abstractIn 2011, a pioneer and innovator pedagogical plan emerged in Catholic University - Porto Regional Centre. It has, as prime aim, the promotion of a continuous, wide, deep and transversal reflection, in order to establish, as a mark of the academic community, the compromise with Critical Thinking. This plan has, as biggest foundations, the understanding of the Human Being as a complex and multidimensional entity, and of Education as a continuous process of integrative and integrated formation. In this sense, the coordinates are: the dignity of the person and human development; freedom of thinking, feeling and critical-creative expression; culture of citizenship and participation; solidarity and respect towards otherness; cooperative work aiming the interchange of knowledge(s) and cultures; transformation of cognizance into social awareness and compromise. This communication aspires to present the process of implementation of the above mentioned project which, based on a multi and cross-functional model, grows up placed upon two main foundations: 1. Teaching – on the one hand, training of Porto Catholic University’s teachers and collaborators; on the other hand, classes for all students of all the degrees, intending: (i) to give the students the tools that allow them to reason in a more structured, inclusive, deep and critical way; (ii) to develop a reflective and personal learning, in an environment where all the characters take on a lead role; (iii) to stimulate the awareness of the need of having active citizens, in a changing society which claims for alternatives. 2. Research – with a cross-functional aspect, it regards the work of a team able to contribute to the creation of an area of permanent reflection and to the diversity of perspectives and ways of being in the world.en
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAndrade
person.familyNameSilva Fernandes
person.familyNameSoares
person.familyNamePereira
person.familyNameda Costa Amado
person.familyNameCouto
person.familyNameCastro
person.familyNameSilva
person.givenNameAna
person.givenNameAida Maria
person.givenNameConceição
person.givenNameHenrique Manuel
person.givenNameJoão Manuel
person.givenNameJosé António
person.givenNameMaria Guilhermina
person.givenNameMargarida
person.identifier1393111
person.identifier.ciencia-id5516-31B2-7871
person.identifier.ciencia-id8919-F162-0396
person.identifier.ciencia-idC614-0634-AE49
person.identifier.ciencia-id0E19-CD42-2983
person.identifier.ciencia-id7C1D-B5A8-7611
person.identifier.orcid0000-0003-2761-8671
person.identifier.orcid0000-0002-4802-4066
person.identifier.orcid0000-0003-3473-4144
person.identifier.orcid0000-0003-0358-7970
person.identifier.orcid0000-0002-3156-1412
person.identifier.orcid0000-0003-0093-6661
person.identifier.orcid0000-0001-8858-2516
person.identifier.ridAAZ-2861-2021
person.identifier.ridA-7219-2015
person.identifier.scopus-author-id7101637193
person.identifier.scopus-author-id35614525200
person.identifier.scopus-author-id57195738230
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication2da2e9c5-dfe6-45e2-9143-c9db2f1adb34
relation.isAuthorOfPublication55d77a9f-8494-4d1c-9eba-8e3ce956fd88
relation.isAuthorOfPublication97972657-e720-408d-b125-34856561ac2d
relation.isAuthorOfPublicationcba980f5-94e3-4703-8bf6-d46f702624be
relation.isAuthorOfPublicationb0f631c7-fe51-480d-969c-f5e319e6d99d
relation.isAuthorOfPublication6b001d48-8bde-41c3-afa0-d6473fe74edf
relation.isAuthorOfPublicationa1d4db36-452f-4118-9821-7505483c8299
relation.isAuthorOfPublicationabfd0c62-ae8a-4285-994e-b4f75b9faf11
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya1d4db36-452f-4118-9821-7505483c8299

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
40961961.pdf
Size:
866.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: