Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia .pdf324.61 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As Instituições do Ensino Superior (IES) têm investido em ambientes virtuais de aprendizagem (Institutional Managed Learning Environment – iMLE), com o objetivo de conseguir mudanças organizacionais e pedagógicas, promotoras da inovação e da competitividade. A gestão destes ambientes, que têm associada uma arquitetura complexa, é uma temática emergente na literatura, nomeadamente no capítulo das ferramentas informáticas de apoio. Neste artigo, partindo do caso do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, faz-se uma aproximação ao tema: primeiramente, é descrita a arquitetura do iMLE instituição, evidenciando-se a relação entre os vários subsistemas que a compõem, e é demonstrada a centralidade do subsistema Learning Content Management System (LCMS); seguidamente, é apresentado um contributo mais prático na gestão do iMLE; em concreto, é descrito e fundamentado o processo de conceção de uma ferramenta informática que permite gerir a integração do LCMS no processo de ensino e aprendizagem. A apresentação do problema da gestão das complexas arquiteturas dos iMLE, através de uma abordagem panorâmica, agregadora de vários conceitos e perspetivas, e a proposta de uma ferramenta informática para essa gestão são os principais contributos deste trabalho.

Description

Keywords

Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia Gestão Institutional Managed Learning Environment (iMLE) Learning Content Management System (LCMS)

Citation

FERREIRA, Sérgio André ; ANDRADE, António - Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 243-274

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue