Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia .pdf324.61 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

As Instituições do Ensino Superior (IES) têm investido em ambientes virtuais de aprendizagem (Institutional Managed Learning Environment – iMLE), com o objetivo de conseguir mudanças organizacionais e pedagógicas, promotoras da inovação e da competitividade. A gestão destes ambientes, que têm associada uma arquitetura complexa, é uma temática emergente na literatura, nomeadamente no capítulo das ferramentas informáticas de apoio. Neste artigo, partindo do caso do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, faz-se uma aproximação ao tema: primeiramente, é descrita a arquitetura do iMLE instituição, evidenciando-se a relação entre os vários subsistemas que a compõem, e é demonstrada a centralidade do subsistema Learning Content Management System (LCMS); seguidamente, é apresentado um contributo mais prático na gestão do iMLE; em concreto, é descrito e fundamentado o processo de conceção de uma ferramenta informática que permite gerir a integração do LCMS no processo de ensino e aprendizagem. A apresentação do problema da gestão das complexas arquiteturas dos iMLE, através de uma abordagem panorâmica, agregadora de vários conceitos e perspetivas, e a proposta de uma ferramenta informática para essa gestão são os principais contributos deste trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia Gestão Institutional Managed Learning Environment (iMLE) Learning Content Management System (LCMS)

Contexto Educativo

Citação

FERREIRA, Sérgio André ; ANDRADE, António - Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 243-274

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo