Publication
Peer feedback: guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de Enfermagem
dc.contributor.author | Ferreira, António Manuel dos Santos | |
dc.contributor.author | Araújo, Beatriz Rodrigues | |
dc.contributor.author | Alves, José Joaquim Ferreira Matias | |
dc.contributor.author | Ferreira, Fernanda Maria Príncipe Bastos | |
dc.contributor.author | Mota, Liliana Andreia Neves da | |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T16:37:10Z | |
dc.date.available | 2024-02-21T16:37:10Z | |
dc.date.issued | 2022-07-15 | |
dc.description.abstract | O peer feedback tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico com reflexo positivo no desenvolvimento de competências. Objetivou-se desenvolver uma guideline de implementação do peer feedback, para estudantes e docentes, durante a prática clínica de enfermagem e identificar os seus contributos. Estudo quasi-experimental (pré e pós intervenção) entre 2018 e 2021. O público-alvo são estudantes dos 3º e 4º anos do curso de enfermagem, a frequentar os ensinos clínicos, e respetivos docentes, que tenham, ambos, participado em workshop de capacitação sobre peer feedback. A recolha de dados realizada por grupos focais pré e pós intervenção. Análise de conteúdo com recurso ao QDA Minor®. Aprovação do estudo pela Comissão de Ética e Conselho de Direção da Instituição de Ensino Superior. Os resultados evidenciam que a guideline é fundamental e deve integrar um conjunto de características relativas ao peer feedback. O peer feedback contribui também para o desenvolvimento de competências relevantes nos estudantes. Em síntese, evidencia-se que a adoção de uma guideline favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das práticas pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui para o conhecimento em enfermagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789893512937 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/44067 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Crupo associado | pt_PT |
dc.subject | (peer) feedback | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.title | Peer feedback: guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de Enfermagem | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 402 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 397 | pt_PT |
oaire.citation.title | CNaPPES 2022 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |