Repository logo
 
Publication

Peer feedback: guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de Enfermagem

dc.contributor.authorFerreira, António Manuel dos Santos
dc.contributor.authorAraújo, Beatriz Rodrigues
dc.contributor.authorAlves, José Joaquim Ferreira Matias
dc.contributor.authorFerreira, Fernanda Maria Príncipe Bastos
dc.contributor.authorMota, Liliana Andreia Neves da
dc.date.accessioned2024-02-21T16:37:10Z
dc.date.available2024-02-21T16:37:10Z
dc.date.issued2022-07-15
dc.description.abstractO peer feedback tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico com reflexo positivo no desenvolvimento de competências. Objetivou-se desenvolver uma guideline de implementação do peer feedback, para estudantes e docentes, durante a prática clínica de enfermagem e identificar os seus contributos. Estudo quasi-experimental (pré e pós intervenção) entre 2018 e 2021. O público-alvo são estudantes dos 3º e 4º anos do curso de enfermagem, a frequentar os ensinos clínicos, e respetivos docentes, que tenham, ambos, participado em workshop de capacitação sobre peer feedback. A recolha de dados realizada por grupos focais pré e pós intervenção. Análise de conteúdo com recurso ao QDA Minor®. Aprovação do estudo pela Comissão de Ética e Conselho de Direção da Instituição de Ensino Superior. Os resultados evidenciam que a guideline é fundamental e deve integrar um conjunto de características relativas ao peer feedback. O peer feedback contribui também para o desenvolvimento de competências relevantes nos estudantes. Em síntese, evidencia-se que a adoção de uma guideline favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das práticas pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui para o conhecimento em enfermagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789893512937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44067
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbrapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrupo associadopt_PT
dc.subject(peer) feedbackpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.titlePeer feedback: guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de Enfermagempt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage402pt_PT
oaire.citation.startPage397pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES 2022 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
91178860.pdf
Size:
798.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: