Repository logo
 
Publication

Marketing académico com base em conteúdos educativos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorCarvalho, Marta Azevedo Machado de
dc.date.accessioned2015-03-19T10:36:01Z
dc.date.available2015-03-19T10:36:01Z
dc.date.issued2014-07-17
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo século XXI, as universidades devem estar preparadas para interagir com uma geração mais atualizada e que pesquisa informação pelos mais modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, que permitem o acesso instantâneo à mesma em múltiplos formatos e suportes. É a partir da criteriosa escolha dos softwares educativos e da adequada utilização dos mesmos que o ensino pode ambicionar práticas de trabalho mais ousadas e até mais interativas (Valente, 1999). Pretende-se, nesta dissertação, compreender, através de um estudo de caso, até que ponto os recursos educacionais abertos (REA) estão a ser adotados por algumas universidades, portuguesas e americanas, e em que medida estão a ser utilizados como política de comunicação nos portais das mesmas. Será que quanto maior a adoção de REA, maior a notoriedade das Universidades uma vez que divulgam muito dos seus conteúdos didáticos e pedagógicos de forma aberta e acessível a outras universidades, comunidades, professores e estudantes? Nesta dissertação, conclui-se com base nos portais das universidades portuguesas que estas apostam, ainda muito pouco, na divulgação organizada dos REA que eventualmente possuam, no sentido de elevar a sua imagem de inovação científica e pedagógica. Ao invés, as universidades americanas, ao longo das últimas décadas, desenvolveram e apostaram em força neste tipo de educação e nesta vertente de divulgação aberta.por
dc.description.abstractIn the twenty-first century, universities have to be prepared to interact with a more knowledgeable and informed generation, since the modern communication channels, led by the Internet, allow instant access to information. Through a careful selection of educational software and proper use of it we can aspire to achieve bolder working practices and enhanced interaction. (Valente, 1999) It is intended, with this dissertation, to understand, through a case study, the extent to which open educational resources are being adopted by some universities, Portuguese and American, and to what extent they are being used as political communication in their own portals. Does the degree in which OER is adopted provide greater reputation of the universities once they disclose all their material, being good or bad, by other universities, communities, teachers and / or students? In this dissertation we conclude, based on the portals of the Portuguese universities, that these still have a small investment on education based on learning through open educational resources. Unlike Portuguese universities, American universities have developed and invested strongly in this type of education belongs to a fully digital era, over the past decades.por
dc.identifier.tid201496372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/16991
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação e comunicaçãopor
dc.subjectMarketing académicopor
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectEducação abertapor
dc.subjectCommunication and educationpor
dc.subjectAcademic marketingpor
dc.subjectOpen education resourcespor
dc.subjectOpen educationpor
dc.titleMarketing académico com base em conteúdos educativospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201496372.pdf
Size:
3.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: