Browsing by Issue Date, starting with "2014-07-17"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- A irredutível dignidade da pessoa : "comunhão e serviço : a pessoa humana criada à imagem de Deus" : contributos para a experiência pedagógica e didática da unidade letiva "A pessoa humana" do 6.º ano do Ensino Básico do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Sousa, André Filipe Vidal de; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Avaliação da satisfação de utentes de um serviço prestador de cuidados de saúde mental comunitários : estudo exploratórioPublication . Fernandes, Maria Eduarda Dias; Palha, Filipa de Almeida Santos PachecoA satisfação do utente é um indicador importante na avaliação da qualidade, na prestação de cuidados de saúde, incluindo os de saúde mental, desempenhando um papel importante no seu planeamento para melhor responder às necessidades de quem os procura, para a implementação das melhores práticas em saúde e para permitir ganhos em saúde. Desta forma, avaliação dos serviços por parte dos utentes constitui-se como um elemento chave do processo, contribuindo para a sua participação na tomada de decisão sobre os seus cuidados e tratamento. Embora nos últimos anos se tenha assistido a um incremento significativo de investigação nesta área, em Portugal estudos sobre a satisfação dos utentes ainda continuam escassos. Neste estudo, avaliamos o grau de satisfação dos utentes e familiares que usam os cuidados de saúde mental prestados por um serviço localizado na comunidade. Para este efeito, foi utilizado o Questionário de Satisfação, desenvolvido pelo pela Instituição para avaliação dos serviços disponibilizados, nomeadamente: consulta de psicologia, consulta de psiquiatria, apoio social, estimulação cognitiva, grupo psicoeducativo multifamiliar, atividades familiares e pelo Gabinete de Integração Académica, Profissional e Ocupacional. Os resultados do estudo demonstram um grau de satisfação elevado em todos os serviços prestados. Adicionalmente, não se encontrou neste estudo diferenças significativas em função do género e da idade dos utentes na satisfação com os serviços de que beneficiaram. Em conclusão, o presente estudo com base nos resultados do questionário, confirmou o alto grau de satisfação dos utentes em relação a todos os serviços disponibilizados pela instituição avaliada podendo vir a ser importante para os serviços melhorarem a prestação de cuidados voltadas para as necessidades e expetativas do utente.
- Millennium BCP in the African markets : taking a decision in AngolaPublication . Salvado, Catarina Soares; Cardeal, NunoThis master thesis is presented in the form of a case study and portrays the internationalization of a Portuguese company, Millennium bcp, to the emerging African markets (Mozambique and Angola), highlighting the main challenges and the strategic options applied in each of them. Millennium bcp is the biggest private bank in Portugal that has soon decided to expand its operations to Angola and Mozambique. It first moved to Mozambique with the brand Millennium Bim and only some years later to the Angolan market with Millennium Angola. While Bim soon got positive results, achieving a leadership position in the Mozambique market and now tries at all costs to preserve it; Millennium Angola has a more reduced presence in the Angolan market and couldn’t achieve the strong desired positioning yet, taking its CEO to a dilemma situation. The present case study should be used as a teaching tool, since it allows the analysis and further discussion, using strategic frameworks that are taught in class, of a real life situation.
- Sonae : a new approach to listening to customersPublication . Ramos, Liliana Patrícia Almeida; Marcos, Paulo Gonçalves; Assunção, João Borges deSince the launch of the first big supermarket, by an international group, the retail industry in Portugal showed a dynamic and remarkable progress, not only by the evolution in the number of stores, but also by the novelties introduced by domestic companies. Sonae, market leader in the food retail with Continente, was one of them, being a reference in innovation since the launch of the first hypermarket in Portugal. In 2012 Sonae was the second largest investor in R&D in Portugal, with a strong culture and structure aimed at innovation, being this one of the values of the company. A factor definitely contributing to the leadership position of Continente was its vast investment in communication, making this the largest investor in communication in Portugal. As such, in 2012, and given the intense rivalry in the industry, the company felt the need to improve the efficiency and effectiveness of communication in Continente stores. Performing research for more than twenty years, the Marketing Research division was then in charge for evaluating the current performance of in-store communication. This was an opportunity for the division to take a step forward in the way customers’ insights were gathered, and so Maria Santos (Senior Manager of the Marketing Research division at Sonae) had to take a decision with strategic implications for the company: using an innovative technology to track consumers shopping – Eye Tracking –, or relying to a traditional method with familiar results – Shop Along.
- Um modo fraterno de habitar o mundo : a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na escola e a educação para a fraternidadePublication . Domingues, Ricardo Jorge; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Educar para o amor : uma refelxão a partir da unidade letiva 1 do 8º ano de escolaridade do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Silva, Paulo Sérgio Rodrigues da; Varanda, Maria Isabel Pereira
- International strategy : foreign direct investment opportunities for German firms in PortugalPublication . Araújo, Cátia Raquel Reais Ferreira de; Cardeal, NunoThis dissertation’s purpose is to study the attractiveness of the Portuguese automobile industry as a destination for Foreign Direct Investment (FDI), particularly of German companies. In order to analyze this, both the perspective of the Portuguese authorities and of German companies already operating in Portugal were considered and interviews were conducted to representatives of these German companies, who shared their experience and perspective on this matter. The results suggest that the automobile sector in Portugal is one of the most dynamic and innovative in the national economy, having a significant contribution in the GDP and export level. Further, it’s the most appellative sector to German FDI in Portugal. From the interviews we can also conclude, that Portugal gathers all the necessary conditions to be a successful FDI destination, in terms of physical, technological and human resources. However, this fact has not been adequately promoted. Some measures and reforms must be taken at an industry and national level in order to restore the trust of foreign investors in the Portuguese economy and to improve the level of FDI in Portugal.
- Reflexo do "Verão quente" de 1975 nos processos de transição democrática de Portugal e EspanhaPublication . Machado, Francisco Domingos Garcia Falcão; Azevedo-Harman, ElisabeteA presente dissertação concentra-se na área da ciência política e mais precisamente num dos fenómenos a que a teoria das vagas de democratização alude, o chamado snowballing, ou seja, a influência que o processo de transição para a democracia de um país pode ter na transição democrática de outro país. O eventual contributo deste trabalho para os estudos de ciência política será não só facilitar a compreensão dos processos de democratização ibéricos, como também auxiliar o conhecimento genérico sobre as causas de processos de transição política. Uma teorização dos processos de transição para a democracia foi feita por Samuel Huntington (1991) no seu estudo sobre a “terceira vaga”. O trabalho de Huntington tem recebido avaliações diversificadas, algumas num tom crítico, que sublinham basicamente duas questões: 1) as dificuldades que podem surgir na qualificação de um país como democrático ou não; 2) a constatação de que a teorização de Huntington já não se aplica ao mundo actual. O caso de espécie escolhido para exame é o dos processos ibéricos de transição. Comparados, esses processos revelam inúmeras semelhanças e disparidades. Por isso, tanto como confirmar o grau de influência exercida, examinar-se-á se a natureza da reacção a essa influência foi positiva ou negativa. A questão genérica que se enfrentará será pois a seguinte: como se relacionam os processos de transição para a democracia de Portugal e da Espanha? E a pergunta concreta à qual se tentará responder é: que efeito produziu a Revolução Portuguesa, mais precisamente o período designado como “Verão Quente” de 1975, no processo de democratização espanhol? A resposta que for dada a tais questões permitirá determinar se houve efectivamente uma reprodução espanhola do paradigma desenvolvido em Portugal ou se o sucedido em Portugal foi precisamente o que o povo espanhol evitou, recordando eventualmente uma célebre “teoria da vacina” tão na moda naqueles tempos.
- Millennium bim managing growing demandPublication . Lopes, Francisca Barbosa Malpique de Paiva; Assunção, João Borges de; Marcos, Paulo GonçalvesMillennium bim, the Mozambican operation of Millennium bcp group, was the Company selected to serve as background for the development of a teaching case in Marketing. This case is followed by a teaching note, and is intended to be used as a pedagogical tool in undergraduate and/or graduate programs. Even though Mozambique is still characterized by high financial exclusion, the number of people entering within the banking industry has been growing at a fast pace. Actually, the demand for financial products/services has been growing faster than the banks. Therefore, Millennium bim, the leading and largest bank operating in Mozambique, felt the need to find a solution that would allow it to manage its growing demand. After decided to work on the supply side, two main alternatives were identified: increase the bank branches network in a relevant manner (which was already the largest in the Country), or improve the mobile banking system launched in 2007 (which had been used below its full potential). Students are presented with all the information needed to understand Millennium bcp internationalization strategy, the opportunities and challenges that a bank operating in a developing country might face, as well as to explore Millennium bim distribution alternatives. After this, they are challenged to recommend a strategy that would allow the Bank to manage its growing demand. The case also provides students with an opportunity to become familiar with market and competition analysis, consumer behavior, product life cycle, internationalization strategy, distribution alternatives and pricing strategies.
- Marketing académico com base em conteúdos educativosPublication . Carvalho, Marta Azevedo Machado de; Andrade, António Manuel Valente deNo século XXI, as universidades devem estar preparadas para interagir com uma geração mais atualizada e que pesquisa informação pelos mais modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, que permitem o acesso instantâneo à mesma em múltiplos formatos e suportes. É a partir da criteriosa escolha dos softwares educativos e da adequada utilização dos mesmos que o ensino pode ambicionar práticas de trabalho mais ousadas e até mais interativas (Valente, 1999). Pretende-se, nesta dissertação, compreender, através de um estudo de caso, até que ponto os recursos educacionais abertos (REA) estão a ser adotados por algumas universidades, portuguesas e americanas, e em que medida estão a ser utilizados como política de comunicação nos portais das mesmas. Será que quanto maior a adoção de REA, maior a notoriedade das Universidades uma vez que divulgam muito dos seus conteúdos didáticos e pedagógicos de forma aberta e acessível a outras universidades, comunidades, professores e estudantes? Nesta dissertação, conclui-se com base nos portais das universidades portuguesas que estas apostam, ainda muito pouco, na divulgação organizada dos REA que eventualmente possuam, no sentido de elevar a sua imagem de inovação científica e pedagógica. Ao invés, as universidades americanas, ao longo das últimas décadas, desenvolveram e apostaram em força neste tipo de educação e nesta vertente de divulgação aberta.