Repository logo
 
Publication

Do Ignoto Deo à Sarça Ardente : um Deus que se dá a conhecer

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorAguiar, Maria Luísa da Costa
dc.date.accessioned2019-01-14T09:27:32Z
dc.date.available2019-01-14T09:27:32Z
dc.date.issued2018-07-11
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractCompreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa constitui uma das Metas Curriculares do Programa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho, procuraremos refletir sobre a dimensão religiosa do ser humano e sobre função da religião na vida das pessoas. Para tal, depois de caracterizar a atual sociedade, sugerimos fazer caminho com aqueles a quem Deus se revelou, nomeadamente, Abraão e Moisés, sem esquecer o expoente máximo da Revelação, Jesus Cristo. De seguida, José Régio apresenta-nos a relação inquietante, conflituosa, perturbadora que tinha com Deus, para sempre gravada nas páginas da sua vasta obra literária. Por fim, importa refletir sobre o Programa de EMRC e do contributo desta disciplina para a formação integral da pessoa humana. A partir do enquadramento criado, apresenta-se no final uma proposta de lecionação para a Unidade Letiva 2 “As Religiões” para o sétimo ano de escolaridade.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding what religious phenomenon and religious experience are is one of the Curriculum Goals of the Catholic Moral and Religious Education (EMRC) Program. In this way, in the course of this work, we will try to reflect on the religious dimension of the human being and on the function of religion in people's lives. For this, after characterizing the present society, we suggest to make way with those to whom God revealed Himself, namely Abraham and Moses, not forgetting the ultimate exponent of the Revelation, Jesus Christ. Then, José Régio, presents us with the disturbing, conflicting, disconcerting relationship he had with God, forever engraved on the pages of his vast literary work. Finally, it is important to reflect on the EMRC Program and the contribution of this subject to the integral education of the human person. From the framework created, we present at the end a teaching proposal for teaching unit 2 "The Religions" for the seventh year of schooling.pt_PT
dc.identifier.tid202016447pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26664
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectSarça Ardentept_PT
dc.subjectJosé Régiopt_PT
dc.subjectReligiõespt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectIgnoto Deo (unknown God)pt_PT
dc.subjectBurning Bushpt_PT
dc.subjectReligionspt_PT
dc.titleDo Ignoto Deo à Sarça Ardente : um Deus que se dá a conhecerpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório da PES Maria Luísa da Costa Aguiar.pdf
Size:
6.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: