Repository logo
 
Publication

Educar para o bem comum, no contexto da Laudato Si’, a partir da UL4 do 8.º ano, «Ecologia e Valores»

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorFontes, Paulo Fernando de Oliveira
dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
dc.contributor.authorPoupinha, Márcia Sofia Marques
dc.date.accessioned2024-05-02T16:04:24Z
dc.date.available2024-05-02T16:04:24Z
dc.date.issued2023-11-09
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório final, conclui a Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Professor Pedro D´Orey da Cunha, do Agrupamento de Escolas da Damaia, no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. Coloca em destaque a lecionação da Unidade Letiva 4 - Ecologia e Valores, do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do 8.º ano de escolaridade, enquanto contributo para a promoção do bem comum, no contexto da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. A questão ecológica é, na conjuntura atual, uma preocupação urgente e inadiável para a humanidade. Porém, não pode restringir-se apenas à questão ambiental pois não é mais possível tratar das questões ambientais sem se considerar as dimensões humana e social da ecologia integral porque, infelizmente, o ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto. A intenção de explorar a presente unidade letiva, e ter a mesma como unidade de referência, não parte apenas do facto de este ser um tema atual e urgente; é preciso reforçar que a questão ambiental não pode ser meramente teórica. A reflexão, a discussão, a mobilização social, a implementação de ações e a sua concretização, são alguns recursos e estratégias no rumo de processos sustentáveis. Entre várias conclusões, este trabalho confirma a pertinência desta unidade letiva lecionada à luz da Laudato Si’ e no sentido do bem comum, pois promove o envolvimento dos alunos e o seu sentido de pertença, mostrando que todos somos importantes na promoção e construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais sustentável. No caso concreto da ecologia, todos os alunos são importantes, independentemente do contexto social onde se inserem, pois cada um, à sua maneira, pode dar um excelente contributo na promoção da ecologia integral - nenhum aluno deve estar à margem do bem comum.pt_PT
dc.description.abstractThis final report, concludes the supervised teaching practice carried out in the school Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Professor Pedro D´Orey da Cunha, of Agrupamento de Escolas da Damaia, during the Master of Religious Sciences. Highlights the teaching of Unit 4, «Ecology and Values», of the Catholic Moral and Religious Education Program of the 8th grade, as a contribution to the promotion of the common good, in the context of the encyclical Laudato Si’ by Pope Francisco. The ecological issue is, in the current context, an urgent and unavoidable concern for humanity. However, it cannot be restricted to the environmental issue, as it is no longer possible to deal with environmental issues without considering the human and social dimensions of integral ecology, because, unfortunately, the human environment and the natural environment degrade together. The intention to explore the present teaching unit, and to have it as a reference unit, is not just based on the fact this is a current and urgent topic; it is necessary to emphasize that the environmental issue cannot be merely theoretical. Among several conclusions, this final report confirms the pertinence of this teaching unit taught in the context of Laudato Si' and in the sense of the common good, as it promotes the involvement of students and their sense of belonging, showing that we are all important in the promotion and construction of a fairer, more solidary and more sustainable society. In the specific case of ecology, all students are important, regardless of the social context in which they are inserted, as each one, in their own way, can make an excellent contribution to promoting integral ecology - no student should be on the sidelines of the common good.pt_PT
dc.identifier.tid203415582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44882
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEcologiapt_PT
dc.subjectBem comumpt_PT
dc.subjectLaudato Si´pt_PT
dc.subjectEcologia integralpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectEcologypt_PT
dc.subjectCommon goodpt_PT
dc.subjectIntegral ecologypt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.titleEducar para o bem comum, no contexto da Laudato Si’, a partir da UL4 do 8.º ano, «Ecologia e Valores»pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203415582.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: