Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
174.98 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo de um extenso estudo empírico sobre o modo de fabricação das classificações de exames de 12.º ano na disciplina de Português – mas fazendo também abordagens nos campos disciplinares da Matemática, da Física e Química, da Biologia e Geologia, da História – o estudo conclui pela existência de graves problemas de validade, fiabilidade e justiça o que coloca em causa a igualdade de oportunidades, nomeadamente, no sistema de acesso ao ensino superior português. Desta constatação decorre a tese de que é necessário reinventar a escola, redescobrindo a pessoa que mora nos alunos e configurando novos modos de escolarização e avaliação que coloquem a pessoa (e não o aluno) no centro das preocupações políticas, sociais e organizacionais.
Description
Keywords
Citation
MATIAS ALVES, José - Reinventar a Escola para Redescobrir as Pessoas. Revista Interdisciplinar sobre o Desenvolvimento Humano. ISSN 2182-1364. N.º 1 (2010), p. 67-74
Publisher
Fundação Manuel Leão