Repository logo
 
Publication

As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa

dc.contributor.authorBonifácio, Evangeline
dc.contributor.authorBaptista, Isabel
dc.date.accessioned2021-06-11T10:09:35Z
dc.date.available2021-06-11T10:09:35Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste texto agora apresentado constitui-se como o resultado de um estudo realizado junto de um grupo de educadores sociais portugueses, em que se procurou aferir a forma como estes profissionais da intervenção socioeducativa percecionam, conceptualizam e verbalizam os problemas e os dilemas éticos emergentes do seu quotidiano profissional. Para este efeito, recorremos a uma estratégia de investigação qualitativa assente na recolha de narrativas produzidas por estes profissionais, em alinhamento com os pressupostos de natureza concetual e metodológicos trabalhados no âmbito do Projeto Europeu de Ética Social, que evidenciou uma conceção de ética prática de natureza eminentemente relacional. Tal como será sublinhado, os resultados evidenciam necessidades de formação ético-deontológica específicas, acentuando, em particular, as exigências de deliberação prática.pt_PT
dc.description.abstractThis now presented text constitutes the result of a study carried out with a group of Portuguese social educators, in which we sought to assess the way in which these socio-educational intervention professionals perceive, conceptualize and verbalize the problems and ethical dilemmas emerging from their professional every day. For this purpose, we use a qualitative research strategy based on the narratives collection produced by these professionals, in alignment with the conceptual and methodological assumptions worked within the scope of the European Social Ethics Project, which showed a conception practical ethics conception of a nature eminently relational. As will be underlined, the results show ethical and deontological specific training needs, emphasizing the demands for practical deliberation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24115/S2446-6220202063932p.27-37pt_PT
dc.identifier.issn2446-6220
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33581
dc.identifier.wos000573633200005
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducador socialpt_PT
dc.subjectIntervenção socioeducativapt_PT
dc.subjectÉtica práticapt_PT
dc.subjectDilemas éticospt_PT
dc.subjectSocial educatorpt_PT
dc.subjectSocio-educational interventionpt_PT
dc.subjectPractical ethicspt_PT
dc.subjectEthical dilemmaspt_PT
dc.titleAs narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativapt_PT
dc.title.alternativeThe social educators narratives: reflection on ethical dilemmas as a (trans) formative practicept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titleLAPLAGE EM REVISTApt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-idE514-6A0D-4DF2
person.identifier.orcid0000-0002-6678-8481
person.identifier.ridE-9934-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9f24e46c-a3b7-414d-a76a-230f115a9cc1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f24e46c-a3b7-414d-a76a-230f115a9cc1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
31104611.pdf
Size:
3.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format