Repository logo
 
Publication

Quando o "eu" assume a condição de pobre : educar para a sobriedade da vida : um contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica sobre a unidade letiva "A Partilha do Pão" do 6º ano do ensino básico.

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorGanilo, Artur Jorge Faria Rivero
dc.date.accessioned2020-02-04T16:37:36Z
dc.date.available2020-02-04T16:37:36Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste relatório, que espelha o trabalho desenvolvido na prática de Ensino Supervisionada, visa a aproximação a uma das temáticas mais ressaltantes da atualidade social e religiosa: a misericórdia para com os de “condição de pobres” e a opção por um estilo de vida direcionado para a sobriedade. O pretendido, ao longo dos três capítulos, é, sobretudo, despertar a consciência e o sentido prático para a misericórdia, tendo como horizonte aqueles que vivem em condições de pobreza e sofrem no mundo e na vida. De igual modo, procura-se sensibilizar para a importância de nos educarmos para um estilo de vida mais sóbrio, isto é, equilibrado e pensado, que, quando o “eu” assume a condição de pobre, é capaz de se abrir aos outros, especialmente aos mais necessitados, dispensando o fútil e valorizando o essencial.pt_PT
dc.description.abstractThis report, which mirrors the work developed in the practice of Supervised Teaching, aims at approaching one of the most outstanding themes of social and religious actuality: the mercy towards those of "poor condition" and the option of a lifestyle directed towards the sobriety. The purpose, throughout the three chapters, is, above all, to awaken the conscience and the practical meaning of mercy, with the horizon of those living in conditions of poverty and suffering in the world and in life. Likewise, we seek to raise awareness of the importance of educating ourselves to a more sober lifestyele, that is, balanced and thought, that when the "I" assumes the condition of poor, it is able to open to others, especially the most needy, dispensing the futile and valuing the essential.pt_PT
dc.identifier.tid202303012pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29440
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMisericórdiapt_PT
dc.subjectCondição de pobrept_PT
dc.subjectAssumirpt_PT
dc.subjectSobriedadept_PT
dc.subjectEducarpt_PT
dc.subjectMercypt_PT
dc.subjectPoor conditionpt_PT
dc.subjectAssumingpt_PT
dc.subjectSobrietypt_PT
dc.subjectEducatingpt_PT
dc.titleQuando o "eu" assume a condição de pobre : educar para a sobriedade da vida : um contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica sobre a unidade letiva "A Partilha do Pão" do 6º ano do ensino básico.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final da Pes de Artur Jorge Faria Rivero Ganilo.pdf
Size:
7.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: