Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Quando o "eu" assume a condição de pobre : educar para a sobriedade da vida : um contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica sobre a unidade letiva "A Partilha do Pão" do 6º ano do ensino básico.

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este relatório, que espelha o trabalho desenvolvido na prática de Ensino Supervisionada, visa a aproximação a uma das temáticas mais ressaltantes da atualidade social e religiosa: a misericórdia para com os de “condição de pobres” e a opção por um estilo de vida direcionado para a sobriedade. O pretendido, ao longo dos três capítulos, é, sobretudo, despertar a consciência e o sentido prático para a misericórdia, tendo como horizonte aqueles que vivem em condições de pobreza e sofrem no mundo e na vida. De igual modo, procura-se sensibilizar para a importância de nos educarmos para um estilo de vida mais sóbrio, isto é, equilibrado e pensado, que, quando o “eu” assume a condição de pobre, é capaz de se abrir aos outros, especialmente aos mais necessitados, dispensando o fútil e valorizando o essencial.
This report, which mirrors the work developed in the practice of Supervised Teaching, aims at approaching one of the most outstanding themes of social and religious actuality: the mercy towards those of "poor condition" and the option of a lifestyle directed towards the sobriety. The purpose, throughout the three chapters, is, above all, to awaken the conscience and the practical meaning of mercy, with the horizon of those living in conditions of poverty and suffering in the world and in life. Likewise, we seek to raise awareness of the importance of educating ourselves to a more sober lifestyele, that is, balanced and thought, that when the "I" assumes the condition of poor, it is able to open to others, especially the most needy, dispensing the futile and valuing the essential.

Description

Keywords

Misericórdia Condição de pobre Assumir Sobriedade Educar Mercy Poor condition Assuming Sobriety Educating

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue