Publication
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas
dc.contributor.advisor | Ruiz, Carlos | |
dc.contributor.advisor | Castro, Maria Guilhermina | |
dc.contributor.author | Lourenço, João | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T09:45:25Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T09:45:25Z | |
dc.date.issued | 2015-06-24 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a manipulação do tempo no cinema através da elipse (primordialmente) e de outras técnicas, em articulação com a minha experiência no projeto final de mestrado. A questão a que pretendo responder é então: como é que a elipse, e outras ferramentas, me ajuda a manipular o tempo fílmico? Procura portanto, contextualizar a elipse, seja como fenómeno literário ou dispositivo fílmico, bem como estudar as diversas técnicas cinematográficas que lhe estão associadas. É feito também um estudo de dois realizadores relevantes neste âmbito, por manipularem o tempo nos seus filmes com um estilo de elipse muito próprio. São analisadas também técnicas que, ainda não estando diretamente ligadas à elipse, desempenham um papel importante no panorama da manipulação do tempo no cinema. É então feita uma breve reflexão sobre a minha experiência como realizador no projeto final, aprofundando-se o papel das elipses presentes no Bom dia, Alegria! e na manipulação do tempo. Antes de tirar conclusões sobre os frutos desta investigação, realizo ainda umas experiências post-mortem no projeto: à luz de novas técnicas elipticas e conhecimento adquirido durante a produção desta dissertação, experimento outras abordagens de elipse em momentos chave da narrativa, e analiso qual o resultado obtido. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/19485 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.title | A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |