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Abstract(s)
Esta dissertação aborda a manipulação do tempo no cinema através da elipse
(primordialmente) e de outras técnicas, em articulação com a minha experiência no projeto
final de mestrado. A questão a que pretendo responder é então: como é que a elipse, e outras
ferramentas, me ajuda a manipular o tempo fílmico?
Procura portanto, contextualizar a elipse, seja como fenómeno literário ou dispositivo fílmico,
bem como estudar as diversas técnicas cinematográficas que lhe estão associadas. É feito
também um estudo de dois realizadores relevantes neste âmbito, por manipularem o tempo
nos seus filmes com um estilo de elipse muito próprio. São analisadas também técnicas que,
ainda não estando diretamente ligadas à elipse, desempenham um papel importante no
panorama da manipulação do tempo no cinema. É então feita uma breve reflexão sobre a
minha experiência como realizador no projeto final, aprofundando-se o papel das elipses
presentes no Bom dia, Alegria! e na manipulação do tempo.
Antes de tirar conclusões sobre os frutos desta investigação, realizo ainda umas experiências
post-mortem no projeto: à luz de novas técnicas elipticas e conhecimento adquirido durante a
produção desta dissertação, experimento outras abordagens de elipse em momentos chave da
narrativa, e analiso qual o resultado obtido.