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- A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentasPublication . Lourenço, João; Ruiz, Carlos; Castro, Maria GuilherminaEsta dissertação aborda a manipulação do tempo no cinema através da elipse (primordialmente) e de outras técnicas, em articulação com a minha experiência no projeto final de mestrado. A questão a que pretendo responder é então: como é que a elipse, e outras ferramentas, me ajuda a manipular o tempo fílmico? Procura portanto, contextualizar a elipse, seja como fenómeno literário ou dispositivo fílmico, bem como estudar as diversas técnicas cinematográficas que lhe estão associadas. É feito também um estudo de dois realizadores relevantes neste âmbito, por manipularem o tempo nos seus filmes com um estilo de elipse muito próprio. São analisadas também técnicas que, ainda não estando diretamente ligadas à elipse, desempenham um papel importante no panorama da manipulação do tempo no cinema. É então feita uma breve reflexão sobre a minha experiência como realizador no projeto final, aprofundando-se o papel das elipses presentes no Bom dia, Alegria! e na manipulação do tempo. Antes de tirar conclusões sobre os frutos desta investigação, realizo ainda umas experiências post-mortem no projeto: à luz de novas técnicas elipticas e conhecimento adquirido durante a produção desta dissertação, experimento outras abordagens de elipse em momentos chave da narrativa, e analiso qual o resultado obtido.
- Impacto do marketing eleitoral na decisão do voto em Moçambique : estudo do comportamento dos eleitores do Município da Beira em 2008Publication . Meno, Luís Manuel; Dias, MónicaEsta dissertação visa a obtenção do grau de Mestrado em Ciência Política, Governação e Relações Internacionais e é produto de uma pesquisa acerca do impacto do marketing eleitoral na decisão do voto no município da Beira em Moçambique, nas eleições autárquicas de 2008. Partindo das teorias da construção do voto e da participação política, foram constituídas duas hipóteses. A primeira admitia que o marketing eleitoral foi determinante na decisão do eleitor em 2008. Por sua vez, a segunda, refutando a primeira, argumentava que o marketing eleitoral não teve impacto na decisão do voto dos eleitores, evidenciando-se deste modo, outros factores. Para a verificação das hipóteses foi elaborado um quadro metodológico composto por métodos e técnicas de trabalho (nomeadamente a pesquisa documental, levantamento de amostra e inquérito) e método de análise hipotético-dedutivo. A pesquisa concluiu que nas eleições autárquicas de 2008 no Município da cidade da Beira, o marketing eleitoral não determinou de forma exclusiva a construção do voto dos eleitores. Outrossim, o contexto sócio-político teve as suas implicações na tomada de decisão dos eleitores.
- Santo Antão, modelo do cristão perfeito na Vita Antonii de Santo AtanásioPublication . Évora, Manuel do Rosário; Lamelas, Isidro Pereira