Repository logo
 
Publication

Relações comerciais entre grupos retalhistas e grupos de grande distribuição alimentar : a distribuição seletiva e nova tendência das vendas online

datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
dc.contributor.advisorPais, Sofia Oliveira
dc.contributor.authorNunes, Sara Deolinda da Costa
dc.date.accessioned2018-12-20T15:02:40Z
dc.date.issued2018-09-10
dc.description.abstractO mundo mudou significativamente devido ao desenvolvimento das tecnologias e da Internet. A Internet veio revolucionar a distribuição de informações e de produtos. Esta plataforma veio permitir vendas online, que no contexto da UE mostrou-se muito positivo, uma vez que permitiu aos consumidores efetuar compras a distribuidores de vários Estados-Membros. Para a Comissão Europeia o comércio paralelo, os preços mais baixos para os consumidores e a promoção de um mercado único e uniforme são conceitos invioláveis. Assim, em maio de 2015 no âmbito da estratégia para o mercado único digital a Comissão produziu um inquérito setorial relativamente ao comércio eletrónico de bens de consumo e conteúdos digitais de modo a trabalhar ativamente no alcance deste objetivo. Tal como noutros setores, a área alimentar tem apostado cada vez mais nas vendas online. Por conseguinte, o objetivo desta tese de mestrado é analisar o sistema de distribuição seletiva e a integração das vendas online e de que forma os fornecedores podem restringir o comportamento online dos seus distribuidores. A distribuição seletiva insere-se estruturalmente no principal domínio das restrições verticais, e deverá ser analisada no âmbito do disposto no artigo 101.º do TFUE e no Regulamento de Isenção por Categoria. No desenvolvimento desta tese de mestrado foi crucial a consulta de documentos normativos, estudos doutrinários, jurisprudência dos tribunais europeus e nacionais, que constituem um instrumento essencial para compreender e desenvolver este assunto, de modo a permitir uma melhor interpretação adaptada às necessidades do mercado.pt_PT
dc.identifier.tid202104052pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26497
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVendas onlinept_PT
dc.subjectAcordos verticaispt_PT
dc.subjectAcordos de distribuiçãopt_PT
dc.subjectDistribuição seletivapt_PT
dc.subjectRestrições gravespt_PT
dc.subjectRestrição por objetopt_PT
dc.subjectJustificativas objetivaspt_PT
dc.titleRelações comerciais entre grupos retalhistas e grupos de grande distribuição alimentar : a distribuição seletiva e nova tendência das vendas onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direitopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final Sara Nunes nº356114007.pdf
Size:
912.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: