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Atendimento educacional, especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil : melhorias e perspectivas da educação especial período de 2021 a 2024

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparício dos
dc.date.accessioned2025-07-24T11:07:37Z
dc.date.available2025-07-24T11:07:37Z
dc.date.issued2025-07-03
dc.date.submitted2025-05
dc.description.abstractEsta investigação orienta-se no sentido de analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil: melhorias e perspectivas docentes e familiares de 2021 a 2024. Seu objetivo principal foi analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para essa finalidade, foram apoiados objetivos específicos na busca em compreender com a Política Nacional de Educação Especial foi implementada nas escolas rurais da Cidade de Manaus, analisando as possíveis melhorias ao acesso curricular que as salas de recursos possam tem proporcionados aos estudantes, e suas melhorias para o desenvolvimento da aprendizagem e inclusão de alunos através das perspectivas docentes e familiares para a inclusão. A motivação é o estabelecimento de uma rede de suporte social formal que possibilita uma mediação pedagógica pautada no atendimento específico aos estudantes que apresentam alguma necessidade educativa através das unidades de ensino com salas de recursos multifuncionais com professores qualificados na rede de ensino regular, buscando garantir o direito de todos à educação. A análise quantitativa foi realizada através de um questionário, com escala de significâncias aplicado com os docentes e a análise qualitativa baseou-se na vivência e observação dos pais ou responsáveis utilizando entrevistas individuais e análise documental para coletar dados. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora a implementação do AEE tenha ocorrido e as SRM estejam em pleno funcionamento apresentam problemas no envolvimento familiar e docente. Contudo, melhorias no processo educacional dos educandos são observados tanto pelos docentes como pelas famílias. Porém, demonstra a necessidade de investimentos informacional, formal e estrutural, pois a agenda 2030, das Nações Unidas afirma que para o desenvolvimento sustentável, deve haver educação de qualidade e garantia de acesso à Educação inclusiva com qualidade e equidade e as desigualdades nos interiores dos países devem ser reduzidas, por meio de políticas e ações planejadas dos governos.por
dc.description.abstractThis research is aimed at analysing how the process of implementing Specialised Educational Assistance through Multifunctional Resource Rooms in rural riverside schools in the city of Manaus, Amazonas, Brazil, has taken place: improvements and perspectives for teachers and families from 2021 to 2024. Its main objective was to analyse how the process of implementing Specialised Educational Assistance through multifunctional resource rooms took place in rural riverside schools in the city of Manaus, Amazonas, Brazil. To this end, specific objectives were supported in the search to understand how the National Special Education Policy was implemented in rural schools in the city of Manaus, analysing the possible improvements to curricular access that resource rooms may have provided to students, and their improvements for the development of learning and inclusion of students through the perspectives of teachers and families for inclusion. The motivation is the establishment of a formal social support network that enables pedagogical mediation based on specific care for students who have some educational need through teaching units with multifunctional resource rooms with qualified teachers in the regular education network, seeking to guarantee everyone's right to education. The quantitative analysis was carried out using a questionnaire with a significance scale applied to the teachers and the qualitative analysis was based on the experience and observation of parents or guardians using individual interviews and document analysis to collect data. The results of the research show that although the ESA has been implemented and the SRMs are fully operational, there are problems with family and teacher involvement. However, improvements in the students' educational process have been noted by both teachers and families. However, it demonstrates the need for informational, formal and structural investments, as the United Nations' 2030 agenda states that for sustainable development, there must be quality education and guaranteed access to inclusive education with quality and equity, and inequalities within countries must be reduced through planned government policies and actions.eng
dc.identifier.tid203970721
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/54044
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAtendimento educacional especializado
dc.subjectEducação do campo
dc.subjectEducação especial
dc.subjectSpecialised educational assistance
dc.subjectRural education
dc.subjectSpecialised education
dc.titleAtendimento educacional, especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil : melhorias e perspectivas da educação especial período de 2021 a 2024por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

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