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Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorFesta, António Joaquim Rocha
dc.contributor.authorMartins, Cláudia Patrícia Ribeiro
dc.date.accessioned2016-09-22T09:41:11Z
dc.date.available2016-09-22T09:41:11Z
dc.date.issued2012-04-10
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractActualmente acredita-se que a maior parte dos problemas de saúde e comportamentos de risco podem ser prevenidos ou significativamente reduzidos através de programas de saúde escolar efectivos. Quando iniciamos o nosso estágio de especialização foi-nos sugerido pela enfermeira tutora a área do Uso de Substâncias numa população específica. Assim, ao longo do primeiro módulo de estágio elaboramos um Diagnóstico de Saúde onde procuramos conhecer adequadamente a realidade da escola EB 2/3 de Perafita, bem como, identificar as necessidades existentes na área citada. No final desta etapa, identificamos um conjunto de necessidades que convergiram para o foco de atenção, Uso de Substâncias: tabaco. Após a determinação das prioridades, concebemos, implementamos e avaliamos um projecto de intervenção ao qual demos o nome: “ Os jovens e as (In) Dependências – tabaco diz não”. Este projecto teve como objectivo promover a aquisição de conhecimentos sobre os malefícios do uso de tabaco. Na etapa final do estágio procedemos à avaliação dos ganhos em saúde obtidos tendo por base a aplicação de indicadores de actividades e resultado previamente definidos. Ao longo deste curso de especialização adquirimos competências que nos permitiram conhecer a população, identificar as suas necessidades, estabelecendo as articulações necessárias para garantir a continuidade de cuidados. Assim, acreditamos que os enfermeiros especialistas em enfermagem comunitária encontram-se em posição privilegiada para desenvolver projectos que capacitem a população para a tomada de decisão individual e colectivopt_PT
dc.description.abstractCurrently it is believed that most health problems and risk behaviors can be prevented or significantly reduced through effective school health programs. When we started our stage of specialization it was suggested by our nurse tutor the area of substance use in a specific population. During the first module we developed a Diagnostic Health where we seek to know the reality of school EB 2 / 3 of Perafita, as well as identify existing needs in the area of substance use. At the end of this step, we identified a set of needs that have converged to focus attention, Substance Use: Tobacco. After the determination of priorities, it was designed, implemented and evaluated an intervention project which we named "The young and the (In) Dependency - Tobacco say no." This project aimed to promote the acquisition of knowledge about the harmful effects of tobacco use. In the final step of the stage we assessed the health gains, based on the application of indicators of operation and result, previously defined. Throughout this course of specialization we acquired skills that enabled us to know the population, identify their needs, establishing the necessary links to ensure the continuity of proper health care. We believe that nurses with community nursing specialization are uniquely positioned to develop projects that enable the population to make individual and collective decisions.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20742
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiagnóstico de saúdept_PT
dc.subjectSaúde escolarpt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectUso de substânciaspt_PT
dc.subjectIntervenção comunitáriapt_PT
dc.subjectDiagnostic healthpt_PT
dc.subjectSchool healthpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectSubstance usept_PT
dc.subjectCommunity interventionpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem

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