Browsing by Issue Date, starting with "2012-04-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O ensino de piano em grupo : contributos para uma metodologia da aula de piano em grupo no Ensino Vocacional da Música para os 1º e 2º grausPublication . Rocha, Eduardo António Magalhães da Mota; Lourenço, SofiaA presente dissertação tem como finalidade dar um contributo para a estruturação, sistematização e clarificação de uma metodologia de ensino de piano em grupo em ambiente de laboratório de piano - Piano Teaching Lab - para os 1º e 2º graus do ensino vocacional da música. Partindo da sistematização da prática pedagógica do autor, que desde 1995 implementa esta modalidade de ensino de piano no Centro de Cultura Musical, e da revisão bibliográfica ambiciona-se contribuir para o esclarecimento desta problemática que, apesar de significativamente desenvolvida noutros países de entre os quais se destaca os Estados Unidos da América, só muito recentemente começou a ser divulgada em Portugal. Pretende-se assim analisar como esta tipologia de ensino constitui uma alternativa viável e vantajosa ao modelo tradicional, concretizado em aulas individuais, praticado nos conservatórios e escolas de ensino vocacional, no início da aprendizagem de piano. A sistematização de referências, recursos e atividades será assim alvo de estudo com a finalidade de aclarar procedimentos e expectativas. Este processo de construção do conhecimento visa evidenciar como um eficaz planeamento do ensino de piano em grupo resulta numa verdadeira evolução na pedagogia do ensino deste instrumento.
- A pertinência de uma escola profissional na Região de Lamego : estudo empíricoPublication . Ferreira, Olga Maria Monteiro; Melão, Nuno Filipe RosaAs escolas profissionais surgiram para dar resposta a uma convocação social muito explícita e para procurar responder a muitos problemas de muitas famílias, adolescentes e jovens, constituindo um novo campo de oportunidades de orientação para a vida escolar e profissional e um trampolim para muitos adolescentes ganharem autoestima e capacidade de exercício de uma cidadania ativa e responsável. Como os resultados alcançados foram bastante positivos, o governo decidiu alargar o ensino profissional à rede pública do ensino secundário. No ano letivo 2004/2005, novos cursos profissionais foram abertos nas Escolas Secundárias Públicas, sem se ter em consideração a oferta formativa das Escolas Profissionais Privadas. Com este estudo pretendeu-se saber até que ponto os entrevistados consideram importante uma Escola Profissional Privada na Região de Lamego, através de uma abordagem qualitativa, desenvolvendo o método de estudo de caso, com recurso a entrevistas efetuadas a Encarregados de Educação, Alunos, Professores e Empresários. Relativamente ao objetivo geral deste estudo, concluiu-se que, maioritariamente, os entrevistados consideram pertinente uma Escola Profissional Privada na Região de Lamego, devido à longa experiência deste tipo de escolas. Outra conclusão deste estudo é que os agentes educativos estão em consenso sobre a prática formativa do ensino profissional, considerando-o bastante importante. No entanto, consideram negativo abrir estes cursos nas escolas secundárias, porque não têm experiência pedagógica, não preparam os jovens para o mundo do trabalho e porque só se preocupam meramente com os dados estatísticos, ao contrário das escolas profissionais que já têm mais de duas décadas de experiência.
- Relatório de estágioPublication . Martins, Mónica Sofia Ribeiro; Festa, António Joaquim RochaA adolescência, por ser um período de profundas transformações traz com ela uma série de comportamentos que muitas vezes os expõem a um elevado número de riscos, nomeadamente, ao Uso de Substâncias. O Uso de substâncias, que por representar um fenómeno social a assumir contornos preocupantes no nosso país, especialmente em idade escolar, se constituiu como a área de atenção sugerida, pelos peritos orientadores, para objecto central do estágio de especialização em Enfermagem Comunitária desenvolvido na UCC de Leça da Palmeira. Com o objectivo de dar resposta às necessidades identificadas com o diagnóstico de saúde elaborado na Escola EB 2/3 de Perafita, no primeiro módulo de estágio, surge o Projecto de Intervenção Comunitária “Os Jovens e as (in) Dependências. O projecto desenvolvido abrange na globalidade quatro focos de atenção, Uso de Álcool, Uso de Tabaco, Uso de Droga: cannabis /haxixe e Uso de Álcool na presença dos pais, no entanto este relatório encontra-se focalizado essencialmente no Uso de Álcool na presença dos pais. Centrando-nos neste foco de atenção, foram planeadas, executadas e avaliadas múltiplas intervenções de forma a promover o conhecimento dos pais sobre os malefícios do uso de álcool pelos jovens. Com a realização deste estágio, tornou-se claro que a complexidade das necessidades de uma comunidade educativa determina que o enfermeiro especializado em Enfermagem Comunitária possua conhecimentos, competências e habilidades específicas que o capacitem para dar respostas efectivas aos problemas reais. Palavras
- Relatório de estágioPublication . Silva, Pedro Raul Neves Mota da; Carvalho, EmíliaO presente relatório descreve o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do estágio, reflectindo através dos objectivos delineados e respectivas intervenções que os concretizam, o conjunto de competências adquiridas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio desenvolveu-se em três diferentes módulos: Centro de Saúde de Delães – Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Promoção da Saúde Mental, promoção de estilos de vida saudável, diagnóstico e prevenção da doença mental na comunidade e Centros de Saúde, onde pude desenvolver competências na área da Saúde Mental e Psiquiátrica de entre outros projectos destaco a criação de uma Consulta de Enfermagem ao Idoso; na Unidade S. João de Deus na Casa de Saúde do Bom Jesus – Internamento de Agudos, onde pude também desenvolver competências em Saúde Mental e Psiquiátrica em unidades de intervenção na crise de adultos onde destaco a criação de uma Consulta de Enfermagem de avaliação de Risco de Suicídio e a identificação de problemas dos doentes; o terceiro módulo foi creditado pela experiencia profissional já adquirida ao longo do percurso profissional. Este Relatório pretende traduzir de forma reflexiva o percurso efectuado ao longo de todo o estágio.
- Relatório de estágioPublication . Martins, Cláudia Patrícia Ribeiro; Festa, António Joaquim RochaActualmente acredita-se que a maior parte dos problemas de saúde e comportamentos de risco podem ser prevenidos ou significativamente reduzidos através de programas de saúde escolar efectivos. Quando iniciamos o nosso estágio de especialização foi-nos sugerido pela enfermeira tutora a área do Uso de Substâncias numa população específica. Assim, ao longo do primeiro módulo de estágio elaboramos um Diagnóstico de Saúde onde procuramos conhecer adequadamente a realidade da escola EB 2/3 de Perafita, bem como, identificar as necessidades existentes na área citada. No final desta etapa, identificamos um conjunto de necessidades que convergiram para o foco de atenção, Uso de Substâncias: tabaco. Após a determinação das prioridades, concebemos, implementamos e avaliamos um projecto de intervenção ao qual demos o nome: “ Os jovens e as (In) Dependências – tabaco diz não”. Este projecto teve como objectivo promover a aquisição de conhecimentos sobre os malefícios do uso de tabaco. Na etapa final do estágio procedemos à avaliação dos ganhos em saúde obtidos tendo por base a aplicação de indicadores de actividades e resultado previamente definidos. Ao longo deste curso de especialização adquirimos competências que nos permitiram conhecer a população, identificar as suas necessidades, estabelecendo as articulações necessárias para garantir a continuidade de cuidados. Assim, acreditamos que os enfermeiros especialistas em enfermagem comunitária encontram-se em posição privilegiada para desenvolver projectos que capacitem a população para a tomada de decisão individual e colectivo
- Estado da arte da relação entre opções reais e estratégia empresarialPublication . Ochôa, André; Pacheco, Luís Pedro KrugEste trabalho mostra que a Estratégia Empresarial pode ser vista como um conjunto de heurísticas que orientam o processo de tomada de decisão. As Opções Reais são um processo contínuo de optimização do processo de decisão, com o intuito de extrair o máximo valor possível em cada ponto de decisão, de acordo com os estados da natureza. Posto isto, torna-se evidente a relação estreita entre Opções Reais e Estratégia Empresarial. No entanto, de forma a maximizar o valor de uma abordagem Real Option Reasoning (ROR) à gestão de projectos de investimento, os decisores têm primeiro de perceber os principais drivers de geração de valor da sua organização (exclusividade das oportunidades, experiência passada e poder de mercado). Assim, este trabalho sugere que a formulação da estratégia deve seguir uma lógica bottom up e permitir a construção de um portfólio de investimentos estratégicos que apele às vantagens competitivas da empresa. As Opções Reais será depois a ferramenta que deve ser utilizada para gerir de forma dinâmica e activa esse portfólio, ao escolher o timing certo para o exercício das opções.