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Estudo e intervenção de uma pintura de Uiso Alemany

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorCalvo, Ana
dc.contributor.authorMendes, Cláudia Susana da Cunha
dc.date.accessioned2015-01-29T15:12:50Z
dc.date.available2015-01-29T15:12:50Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA conservação de arte contemporânea implica uma abordagem de certa forma distinta, da utilizada na arte antiga. Para além das diferenças existentes nos materiais empregues, problemáticas como a atitude e intensão do artista face ao perdurar da sua obra, colocam questões que continuam a suscitar alguma controvérsia no que concerne à metodologias de intervenção. No entanto existem determinadas patologias que se apresentam como transversais às pinturas de ambas as épocas. Pretende-se dar a conhecer, a intervenção realizada numa pintura contemporânea de grande formato, do artista plástico espanhol Uiso Alemany. Aquando do processo de conservação e restauro, verificou-se que a principal degradação da pintura estava diretamente relacionada com a hidrólise ácida da fibra têxtil, situação que também poderia ocorrer numa pintura antiga. Nesse sentido, foram estudados diversos sistemas de estabilização da acidez, através da criação de reservas alcalinas. Tendo em atenção que é o tipo de obra que determina o sistema mais adequado, concluiu-se que neste caso em concreto, a melhor opção seria a utilização de um sistema não aquoso.por
dc.description.abstractThe conservation of contemporary art implies an approach someway distinct of the one used in ancient art. In addition to the different materials used, questions as the attitude and intention of the artist concerning the preservation of his work, raise issues that continue to create controversy regarding intervention methodologies. Regardless, we can still find common pathologies on paintings of both eras. We intent to describe, the restoration that took place, in a large format contemporary painting, from the Spanish artist Uiso Alemany During the process, we were able to determine, that the main degradation present in the painting, was directly related to the acid hydrolysis of the textile canvas, a situation that could also occur on an old paint. In this sense a study was done about several acidity treatment systems, through the creation of alkaline reserves. Having in mind that it is the type of painting, that determines the most appropriate system, we concluded, in this particular case, that a non aqueous system would be the most indicated.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/16462
dc.language.isoporpor
dc.subjectUiso Alemanypor
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectConservaçãopor
dc.subjectHidrolise ácidapor
dc.subjectReservas alcalinaspor
dc.subjectContemporary artpor
dc.subjectConservationpor
dc.subjectAcid hydrolysispor
dc.subjectAlkaline reservespor
dc.titleEstudo e intervenção de uma pintura de Uiso Alemanypor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais

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