Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
28.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação ocorreu em cinco escolas da rede pública, localizada em dois municípios Manaus e Iranduba do Estado do Amazonas, Região Norte do Brasil, os sujeitos pesquisados foram os 36 professores que ensinam matemática. A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade, bem como falar de inclusão social é remeter ao seu inverso, a exclusão social. A inserção é qualquer atitude, política ou tendência que integra, seja do ponto de vista econômico, educativo e político. Em direção a esta perspetiva, a Educação Especial assumiu um caráter complementar ou suplementar, em detrimento de sua característica anterior, como substitutiva ao ensino regular. Sendo assim, o ensino de alunos com deficiência, ou altas habilidades/superdotação passou a ser responsabilidade do professor do nível regular, no que se menciona à assimilação do currículo, quanto do professor individualizado que atua no NEE, no que diz respeito à garantia de condições que acatem as necessidades educacionais desses alunos e possibilite a superação de barreiras para consolidar tal apropriação. Definimos como objetivo geral do estudo analisar nas escolas públicas nos municípios de Manaus e Iranduba, Ensino Básico a utilização das TIC no Ensino da Matemática na sala de aula para trazer desenvolvimento aos alunos com NEE na concepção da Educação Inclusiva. A investigação ocorreu em duas fases: no primeiro momento, buscou-se documentos comprobatórios e autorização para a validação da investigação; no segundo momento, são apresentadas as opções metodológicas da investigação, seguida da descrição do estudo, participantes, técnicas de recolha de dados, aplicação dos instrumentos de recolha de dados, apresentação e discussão dos resultados. Na sequência, são abordados os procedimentos de recolha de dados e tratamento de dados, apresentação e discussão dos resultados, conclusão e referências bibliográficas, no contexto de uma abordagem quantitativa. Essa pesquisa veio apontar as contradições existentes entre as concepções dos professores quando nos referimos ao tema Educação Inclusiva e quando os confrontamos com os autores que delimitam esse estudo. Observamos também que a utilização de recursos didáticos matemáticos e as intervenções dos professores favoreceram o processo de ensino e de aprendizagem em matemática de alunos com NEE.
Description
Keywords
Educação especial e inclusiva TIC Matemática
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence