Repository logo
 
Publication

Projeto COPA: colaborar para aprender

dc.contributor.authorCabral, Ilídia
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2016-04-06T13:50:30Z
dc.date.available2016-04-06T13:50:30Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste texto apresenta-se um projeto de interação colaborativa entre pares (Projeto COPA – Colaborar para Aprender), centrando-se na forma como este foi desenvolvido pelos docentes de um colégio privado do distrito do Porto. O projeto implica a observação de aulas numa lógica horizontal, centrada na promoção do desenvolvimento profissional e da melhoria das práticas educativas. Da experiência narrada é possível concluir-se que a implementação de dinâmicas de observação de aulas enfrenta ainda resistências várias por parte dos professores. No entanto, a proposta de uma adesão voluntária e livre a um projeto desta natureza, dando aos professores a primazia da escolha dos pares com os quais pretendem cooperar e atribuindo-lhes a responsabilidade pela escolha do(s) objeto(s) a observar e dos instrumentos para o fazer, apresenta-se como uma forma possível de quebrar essas resistências, dotando estas práticas de sentido para os professores e fazendo delas uma oportunidade efetiva de desenvolvimentopt_PT
dc.description.abstractIn this text a project of collaborative interaction is presented (Project COPA – Collaborate to Learn), focusing on the way this has been developed by the teachers of a private school in the district of Oporto. The project implies observation of lessons in a horizontal logic, centred on the promotion of professional development and on the improvement of educational practice. The narrated experience makes it possible to conclude that the implementation of dynamics of observation of lessons still faces resistance from teachers. However, the s nature, giving teachers the possibility of choosing the peers they would like to cooperate with and attributing them the responsibility for the choice of the observation objects and instruments, presents itself as a possible way of breaking that resistance, making these practices meaningful for teachers and an effective opportunity for professional development.en
dc.identifier.citationCABRAL, Ilídia; MATIAS ALVES, José - Projeto copa: colaborar para aprender; PALMEIRÃO, Cristina; ALVES, José Matias - [coord.] - Ser autor, ser diferente, ser TEIP. Porto: Universidade Católica Editora, 2015. ISBN 978-989-8366-99-3. p. 24-34pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19545
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteração colaborativapt_PT
dc.subjectObservação de aulaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectCollaborative interaction
dc.subjectObservation of lessons
dc.subjectProfessional development
dc.titleProjeto COPA: colaborar para aprenderpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNamede Meireles Cabral da Rocha
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameMaria Ilídia
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id8619-4C1B-A918
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0003-2141-044X
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto COPA- Colaborar para aprender.PDF
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: