Repository logo
 
Publication

Serralves enquanto produtor de eventos culturais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMachado, Joana César
dc.contributor.authorLacerda, Maria Luísa Gomes
dc.date.accessioned2024-06-12T10:57:43Z
dc.date.available2024-06-12T10:57:43Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractAlgumas condicionantes marcaram este trabalho. A principal foi que a atividade desenvolvida em Serralves não esteve diretamente relacionada com o tema escolhido para o estágio. Outra limitação diz respeito ao facto de não ter sido possível acompanhar e participar em todas as fases de planeamento e gestão de um evento cultural. O presente relatório de estágio do Mestrado em Gestão com o tema “Serralves enquanto produtor de eventos culturais” é um estudo de caso sobre os eventos culturais e os seus impactos. Tem como objetivo caracterizar a Fundação de Serralves, do ponto de vista da sua organização e funcionamento, e analisar a oferta cultural que promove, destacando, em particular, o processo de gestão adotado no caso das exposições de Eduardo Batarda e de Thomas Struth. Para elaborar este trabalho, a metodologia utilizada foi a de estudo de caso, desenvolvido com base na realização de entrevistas, na análise de trabalhos da Fundação de Serralves e da documentação relacionada com estas exposições, e em leituras de artigos de divulgação e de investigação sobre o tema central dos eventos culturais e sua gestão. A principal conclusão desta investigação é a de que as instituições culturais para se afirmarem pela excelência, têm de dispor de uma estrutura para a gestão dos seus eventos de dimensão significativa, muito qualificada. Por outro lado, é essencial que esta estrutura esteja bem inserida na comunidade, com um relacionamento próximo com os stakeholders da organização e bastante atenta aos resultados alcançados. É ainda de referir, o papel chave desempenhado pelos eventos artísticos na valorização e na formação dos públicos e no enriquecimento das suas experiências culturais. Quanto às pistas de investigação futuras, seria importante confrontar os resultados obtidos com a realização de um evento cultural com os objetivos estabelecidos na fase do seu planeamento, e ainda avaliar o impacto deste tipo de eventos nos seus visitantes e perceber as motivações inerentes à sua participação. Esta investigação permitiu enquadrar a atividade desenvolvida pela Fundação de Serralves e a sua estrutura de funcionamento com os ensinamentos que resultaram do estudo sobre eventos culturais e a sua gestão, no momento presente.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45467
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing culturalpt_PT
dc.subjectGestão de eventospt_PT
dc.subjectGestão de exposiçõespt_PT
dc.subjectSerralvespt_PT
dc.titleSerralves enquanto produtor de eventos culturaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: