Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Serralves enquanto produtor de eventos culturais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
100872908.pdf4.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Algumas condicionantes marcaram este trabalho. A principal foi que a atividade desenvolvida em Serralves não esteve diretamente relacionada com o tema escolhido para o estágio. Outra limitação diz respeito ao facto de não ter sido possível acompanhar e participar em todas as fases de planeamento e gestão de um evento cultural. O presente relatório de estágio do Mestrado em Gestão com o tema “Serralves enquanto produtor de eventos culturais” é um estudo de caso sobre os eventos culturais e os seus impactos. Tem como objetivo caracterizar a Fundação de Serralves, do ponto de vista da sua organização e funcionamento, e analisar a oferta cultural que promove, destacando, em particular, o processo de gestão adotado no caso das exposições de Eduardo Batarda e de Thomas Struth. Para elaborar este trabalho, a metodologia utilizada foi a de estudo de caso, desenvolvido com base na realização de entrevistas, na análise de trabalhos da Fundação de Serralves e da documentação relacionada com estas exposições, e em leituras de artigos de divulgação e de investigação sobre o tema central dos eventos culturais e sua gestão. A principal conclusão desta investigação é a de que as instituições culturais para se afirmarem pela excelência, têm de dispor de uma estrutura para a gestão dos seus eventos de dimensão significativa, muito qualificada. Por outro lado, é essencial que esta estrutura esteja bem inserida na comunidade, com um relacionamento próximo com os stakeholders da organização e bastante atenta aos resultados alcançados. É ainda de referir, o papel chave desempenhado pelos eventos artísticos na valorização e na formação dos públicos e no enriquecimento das suas experiências culturais. Quanto às pistas de investigação futuras, seria importante confrontar os resultados obtidos com a realização de um evento cultural com os objetivos estabelecidos na fase do seu planeamento, e ainda avaliar o impacto deste tipo de eventos nos seus visitantes e perceber as motivações inerentes à sua participação. Esta investigação permitiu enquadrar a atividade desenvolvida pela Fundação de Serralves e a sua estrutura de funcionamento com os ensinamentos que resultaram do estudo sobre eventos culturais e a sua gestão, no momento presente.

Description

Keywords

Marketing cultural Gestão de eventos Gestão de exposições Serralves

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue