Publication
A questão da anacronia na narrativa fílmica do cinema de ficção
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Caires, Carlos Sena | |
dc.contributor.author | Leite, Rita Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2015-01-29T11:46:18Z | |
dc.date.available | 2015-01-29T11:46:18Z | |
dc.date.issued | 2013-06-21 | |
dc.description.abstract | O tempo é a base de fundamentamentação de todas as narrativas. As anacronias são ferramentas que afectam a temporalidade narrativa ao alterar a ordem dos seus eventos assim como a ordem em que são apresentados no discurso. A sua aplicação sobre uma narrativa torna-a não-linear. Coloca-se a questão de como aplicar anacronias ao cinema e a forma como estas afectam a narrativa cinematográfica. Para fundamentar estas hipoteses, é necessário primeiro analisar as origens e definições da narrativa em si, os seus elementos, estruturas, e as divergências que ocorrem entre narrativas literárias e cinematográficas. A partir daí é possível analisar a questão da anacronia em si, desde a sua definição à sua aplicação no cinema e passando pela sua ligação ao processo de montagem. Tudo isto tendo em conta o contexto de Mestrado e de um projecto prático realizado no seu âmbito, a curta-metragem Pária. A partir de uma revisão bibliográfica e cinematográfica consistente, aplicamos as questões de anacronia e narrativas não-lineares ao projecto Pária, apresentando assim duas versão possíveis da sua montagem: uma linear que se serve apenas de elipses no que toca a anacronia, outra não-linear que se serve de analepses, um recuo cronológico na narrativa. Pudemos concluir que numa narrativa não-linear o tempo torna-se maleável, permitindo a que as anacronias possam ser aplicadas de várias maneiras, seja através de uma justificação psicológica ou da simples fragmentação da estrutura da ordem temporal. Através de anacronias é possível explorar diferentes aspectos da representação temporal de uma narrativa e apresentar diferentes relacionamentos entre os vários tempos. De futuro, seria interessante impulsionar esta pesquisa dentro do panorama do cinema português em específico. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/16459 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Anacronia | por |
dc.subject | Temporalidade | por |
dc.subject | Ordem | por |
dc.subject | Duração | por |
dc.title | A questão da anacronia na narrativa fílmica do cinema de ficção | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |