Repository logo
 
Publication

O desafio do acolhimento : reflexão a partir da unidade letiva 1 do 9º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica : a dignidade da vida humana

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorNunes, José Manuel Valente da Silva
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorBrito, Marta Isabel Lucas Teixeira de
dc.date.accessioned2017-08-02T12:44:14Z
dc.date.available2017-08-02T12:44:14Z
dc.date.issued2017-07-14
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste Relatório encerra a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. A reflexão sobre a lecionação da Unidade Letiva 1 do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do nono ano, “A Dignidade da Vida Humana”, deu origem a um estudo sobre o acolhimento enquanto expressão de reconhecimento da dignidade humana. Ao longo do Relatório Final descobrimos a importância do acolhimento dos alunos nas aulas de EMRC e como as aulas podem ser impulsionadoras de uma “cultura de acolhimento” que se oponha à “cultura de descarte” tão frequente nas sociedades contemporâneas. Por fim, propõe-se a implementação de uma sala de convívio que seja lugar de acolhimento e dignificação dos alunos que a ela recorram. Nessa sala, os alunos que o desejem podem tornar-se eles próprios agentes de acolhimento dos outros colegas, passando assim dos conhecimentos acerca da “Dignidade da Vida Humana” para a ação concreta.pt_PT
dc.description.abstractThis Report ends the Supervised Teaching Practice in the field of Master's in Religious Science. A reflection on teaching the ninth year of Catholic Moral and Religious Education (EMRC) Program´s First Unit, "Dignity of the Human Life", has given rise to a study on acceptance as an expression of recognition of human dignity. Throughout the Final Report we are discovering the importance of accepting students in the EMRC classes and how they can be the drivers of a "culture of acceptance" against the "culture of waste" so frequent in contemporary societies. Finally, it is proposed the implementation of a convivial room that is a place of acceptance and dignification of the students who make use of it. In this room, the students who wish can become themselves agents of acceptance of the other colleagues, transforming knowledge on "Dignity of the Human Life" into concrete action.pt_PT
dc.identifier.tid201730421
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22731
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDignidade humanapt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectHuman dignitypt_PT
dc.subjectAcceptancept_PT
dc.titleO desafio do acolhimento : reflexão a partir da unidade letiva 1 do 9º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica : a dignidade da vida humanapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201730421.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: