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- Desenvolvimento de competências para um cuidado seguroPublication . Ribeiro, Sílvia Maria Magalhães de Sousa Pacheco; Oliveira, Irene Maria SilvaEste documento é o relato de todo o percurso efetuado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e atividades desenvolvidas com vista à aquisição de competências de grau de mestre. A segurança do doente nas diversas vertentes de cuidados foi o meu principal foco de atenção e serviu de pano de fundo no desenrolar de todas as atividades desenvolvidas durante a realização dos dois módulos de estágio, que tiveram lugar no serviço de urgência e comissão de controlo de infeção. Ao longo de todo o relatório foi usada uma metodologia descritiva e de análise crítico-reflexiva dos objetivos, atividades desenvolvidas e competências atingidas face às dificuldades encontradas, às estratégias desenvolvidas e soluções sugeridas. Da pesquisa efetuada, a segurança do doente foi associada a um dos graves problemas de Saúde Pública a nível mundial, com custos humanos e financeiros avultados. A existência de uma cultura de segurança é um dos principais preditores de segurança do doente e pressupõe formação dos profissionais, uma cultura não punitiva de resposta ao erro, um aumento do número de notificações de eventos adversos e uma liderança capaz de induzir alterações de comportamentos no seio das equipas para um cuidado seguro. Deste percurso devo realçar a análise das atividades desenvolvidas para colmatar situações problema detetadas no âmbito das aquisições de competências na área da gestão, das aprendizagens profissionais e na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Das atividades desenvolvidas no serviço de urgência destaco a elaboração de um poster informativo, a elaboração de um documento designado por proposta de melhoria entregue ao chefe de serviço e uma formação em serviço sobre segurança do doente. Na comissão de controlo de infeção destaco a elaboração de um poster e uma ação de sensibilização dos profissionais sobre prevenção da infeção respiratória, a verificação das práticas relacionadas com as nebulizações com aplicação de uma grelha de verificação construída e adaptada. Dos 51% da população estudada, pude verificar um incumprimento da norma institucional relativa à prática das nebulizações, tendo sido apontadas como principais razões o desconhecimento da mesma, a falta de recursos estruturais e humanos, e ausência de informação sobre o tipo de material usado. Dos resultados da pesquisa bibliográfica pude fundamentar a sugestão de alterações à norma instituída relativamente ao tempo de troca do dispositivo a cada 24h, limpeza do dispositivo aquando de cada utilização, a utilização de unidose de medicação, o reforço de medidas de controlo de infeção como a desinfeção das mãos e o uso de luvas, e medidas de armazenamento do material. As atividades e reflexões realizadas durante este período contribuíram para o meu crescimento pessoal e foram ao encontro da aquisição de competências de grau de mestre. Por conseguinte, abriram caminhos à discussão sobre segurança do doente, sensibilizaram os profissionais para a aquisição de comportamentos que visam o cumprimento das normas de segurança dos cuidados e quebraram algumas das barreiras comportamentais enraizadas. Na minha atividade profissional, este percurso, impulsionou a implementação de um projeto multidisciplinar que tem por objetivo, incrementar a segurança do doente no local onde exerço atuais funções. A aprendizagem é um contínuo ao longo da vida, pelo que enquanto mestre em enfermagem guiarei o meu exercício de funções, pela evidência científica, pela segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem.
- O papel das escolas católicas na educação em Cabo VerdePublication . Xavier, Ilda Semedo; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Lagarto, José ReisO estudo realizado partiu de um contexto específico, e permitiu refletir acerca do contributo do papel das Escolas Católicas na Educação em Cabo Verde e particularmente da Escola Amor de Deus. Ao chegar ao fim desta investigação, permanece a sensação de que estamos a iniciar uma nova etapa, na medida em que é um trabalho inacabado e que requer sempre uma reflexão, de forma a dar resposta adequada aos novos desafios que a própria sociedade nos impele. Como sabemos, nas últimas décadas a educação a nível global, tem vindo a ser alvo de atenção, tanto ao nível local, bem como a nível da comunidade civil, que outrora era exclusivamente da responsabilidade das instituições que se dedicavam a esta missão. É verdade que estamos diante de uma evolução muito rápida da sociedade a todos os níveis. Com base nas informações obtidas e nos resultados apresentados neste trabalho, verificou-se que a educação em Cabo Verde, durante o período colonial esteve sob o domínio do sistema português, na medida em que o ensino no país se vinculou através de um grupo dos missionários portugueses, pertencentes a Ordens Religiosas, com a finalidade de estar mais próximas da realidade da população, desenvolvendo uma educação integral. Atravessando para uma outra etapa da educação, após do período colonial, mais concretamente após a independência do país, verificamos que a educação ganha um novo dinamismo, sendo considerada o motor essencial para o desenvolvimento do arquipélago, sem omitir as limitações que muitas vezes afectavam esse sector. É fundamental realçar que é nesta conquista, onde foram introduzidas a nível nacional as reformas educativas, que surge a intenção de implementar uma educação que viesse ao encontro da realidade e necessidades do país. Ao conhecer a realidade dos dois períodos da história do ensino e da educação em Cabo Verde, é possível verificar que os acontecimentos marcaram de forma decisiva a história da educação e a vida de um povo.
- O controlo das restrições estaduais às liberdades do mercado interno : a revelação da linguagem jurisprudencialPublication . Fonseca, Maria Inês Quesada Pastor de Quadros Alexandre da; Silva, Vasco Pereira da; Pais, Sofia Oliveira
- O papel do diretor de turma numa escola com contrato de associação : uma visão sobre a sua importância na relação com a família e com a comunidadePublication . Ferreira, Maria Isabel da Cruz; Estêvão, Carlos Alberto VilarAs investigações sobre o papel do diretor de turma na consolidação da capacidade da escola administrar e gerir a interação entre a escola e a comunidade envolvente tem sido uma problemática alvo de variadíssimos estudos apresentando já uma significativa tradição investigativa, nomeadamente no domínio da Sociologia das Organizações e da Administração Escolar. Não obstante a veracidade da afirmação supracitada, a importância do papel desempenhado por este gestor intermédio, dentro das organizações escolares, afigura-se cada vez mais determinante para o sucesso do processo educativo e estruturante para a edificação e consecução do Projeto Educativo das escolas, o que imprime a esta temática uma sempre renovada atualidade. Numa escola com contrato de associação, dada a sua autonomia administrativa e financeira, relativamente aos órgãos da administração central, este ator educativo adquire uma liberdade de atuação que se materializa em projetos diferenciadores e inovadores, preponderantes para a centralidade do aluno em todo o processo educativo e para a sua formação integral. Sendo o objetivo do presente trabalho dar a conhecer o lugar do diretor de turma no cumprimento das metas do Projeto Educativo do Externato Infante D. Henrique, uma escola com contrato de associação, mais especificamente no contributo para a participação das famílias e da comunidade no seio da escola, este relatório apresenta, de forma fidedigna, uma reflexão teórico-conceptual deste tipo de organizações educativas e evidencia algumas práticas de efetiva diferenciação nas referidas vertentes.
- A segurança do doente e o respeito pela vulnerabilidade como caminho para a excelência do cuidarPublication . Silva, Isabel Maria Oliveira e; Oliveira, Irene Maria SilvaO presente relatório reflete o percurso de aprendizagem e aquisição de competências verificado durante o período de estágio preconizado para o curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e diz respeito a dois Módulos de Estágio realizados numa Unidade Local de Saúde, demonstrando-se em simultâneo a aquisição de competências no contexto do doente em situação crítica. O Módulo I foi desenvolvido em contexto de Serviço de Urgência, o Módulo II foi creditado e o Módulo III realizado em Prevenção e Controlo da Infeção. Através de uma abordagem crítica relativamente à obtenção de competências é descrito, de forma objetiva e pela valorização de uma prática de enfermagem autónoma, a realização de projetos e ações que podem conduzir a uma melhoria substancial na prestação de cuidados de saúde ao doente internado. Pela formulação e desenvolvimento de um projeto de referenciação inovador que faz a ponte entre o domicílio e o serviço de urgência, foi valorizada a dignidade da pessoa humana através do respeito pela vulnerabilidade. Foi demonstrada a importância da atividade do Enfermeiro Especialista como agente agregador e proativo no desenvolvimento de projetos que visem a melhoria na gestão dos serviços de saúde através da referenciação atempada de situações potencialmente problemáticas e que podem pronunciar a sobrelotação dos serviços de urgência. A importância da exaustão do cuidador informal como problema que ultrapassa a barreira comunitária e se instala de forma inequívoca nos serviços de urgência, com a necessidade premente de demonstrar o problema, foi uma atividade de realce apresentada no relatório. A prática profissional responsável demonstrada pela reflexão e análise crítica das questões éticas encontradas no contexto da prática, nomeadamente os horários de visitas no serviço de urgência, é refletida neste trabalho. A demonstração de que a segurança do doente é o epíteto da prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde foi obtida durante o desenvolvimento da prática na Comissão de Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos. Através de uma ação no domínio das Recomendações de Boas Práticas em Controlo da Infeção, permitiu concentrar aspetos da formação, da melhoria da qualidade dos cuidados e da investigação. Ao mesmo tempo obteve-se o construto para a melhoria na gestão e segurança dos cuidados pela demonstração da necessidade de alterações das Normas vigentes na instituição. A aquisição de conhecimentos em áreas como a da vigilância epidemiológica conduziu à reflexão sobre os terrenos de ação do enfermeiro especialista e a importância da sua atividade. O Mestrado permitiu o desenvolvimento de competências refletidas não só no desempenho de atividades, mas também na consciencialização de que o desenvolvimento da profissão assentará sempre na capacidade dos enfermeiros se atualizarem, procurarem e aprofundarem o conhecimento. Foi o impulsionador que fez refletir sobre a atividade profissional e sobre a forma como é possível a construção de um caminho de investigação que proporcione o avanço dos cuidados de saúde e principalmente os cuidados de enfermagem.
- A formação como instrumento da mudança : o caso Crowne Plaza Porto em processo de rebrandingPublication . Santos, Joana Fonseca de Oliveira; Costa, Rui Manuel Paiva Lourenço GilEm 2014, no Porto, a exploração de um hotel cinco estrelas muda de marca e de operador – o quarto mundial no segmento de luxo. O gestor da unidade hoteleira é substituído, a estrutura organizativa sofre ligeiras alterações, é introduzido um sistema de premiação baseado em notas de louvor, e mantêm se todos os ativos humanos. O desafio maior consiste em socializar rapidamente os colaboradores na nova filosofia de negócio, em padrões de colaboração e serviço de excelência, e num mind set de melhoria contínua sob pressão para autossuperação distintiva no mercado. No âmbito das pessoas, a condução da mudança é formalmente delegada na Direção de Recursos Humanos que intervém através de ação de formação específica à natureza da mudança, programa concebido na sede do novo operador e dirigido a todos os atores, incluindo o diretor geral do hotel. A singularidade do caso reside em fazer depender primária e extensivamente a condução da mudança da intervenção da GRH por via da formação, e não da ação concertada dos líderes. Neste contexto, o estudo deste caso assume como objetivos: (a) identificar os processos de condução da mudança adotados, confrontando-os com o referencial teórico sobre liderança da mudança (Kotter, 1996; Kotter & Cohen 2002; Kotter & Rathgeber, 2007; Rego & Cunha, 2003); e (b) identificar os processos de formação para a mudança mobilizados, confrontando-os com os referenciados na literatura sobre avaliação da formação (Kirkpatrick, 1996; Brinkerhoff, 2005; Wang & Wilcox, 2006; Cunha et al., 2010; Lopes & Pereira, 2010). A metodologia adoptada combina análise documental de dados internos do novo operador e do anterior, observação não participante, e entrevistas de vários tipos – ao diretor RH, à técnica de RH sénior e uma das formadoras, e a participantes dos diversos departamentos. O estudo conclui que: (a) para as naturezas alvo da mudança, a formação cumpriu um papel instrumental importante, mitigando substancialmente a ausência de liderança da mudança primariamente assente na ação concertada dos líderes formais, nomeadamente ao ter dado prioridade ao grupo dos diretores; (b) a repercussão positiva da formação foi limitada pela circunscrição temporal do programa e a sua avaliação confinada à reação e à aceitação dos participantes; e (c) a fabricação sustentada da mudança não dispensa a articulação congruente das lideranças intermédias e diretas e um consequente sistema de avaliação e premiação do desempenho dos colaboradores. Este caso contribui para o conhecimento sobre o papel supletivo da formação à liderança dos processos de mudança nas organizações, bem como sobre o seu papel potenciador. Sumário: referenciais teórico-concetuais sobre condução da mudança nas organizações e sobre avaliação da formação; metodologia de estudo; os desafios de mudança no caso objeto de estudo; o programa de formação usado como instrumento de mudança; análise e discussão dos resultados.
- Microempreendedorismo inclusivo : território, boas práticas e inovação : estudo de caso no Alto MinhoPublication . Mucha, Marta Maria Campos; Mendes, Américo M. S. CarvalhoO presente trabalho de investigação tem como objeto de estudo o empreendedorismo, designadamente o microempreendedorismo de base local, procurando estudar em que medida uma rede de parcerias facilitada pela proximidade territorial - entre instituições de múltiplos setores, entre estas e microempreendedores e destes entre si – poderá estimular soluções inovadoras de microfinança, potenciadoras de um microempreendedorismo mais inclusivo. O microcrédito tem vindo a ser estudado como instrumento de combate à pobreza e promotor de inclusão social dos excluídos do crédito, por via do apoio financeiro à criação do autoemprego e do estímulo à iniciativa económica. O presente trabalho de investigação procura olhar também para o potencial do microcrédito como ferramenta de desenvolvimento económico local, por via do incentivo a inovadoras e boas práticas de articulação desta solução com outras soluções financeiras e não financeiras, moldadas em função dos recursos e das sinergias geradas nos territórios e das necessidades dos microempresários. Este trabalho baseia-se num estudo de caso realizado no Alto Minho, com foco na região de Viana do Castelo e Vale do Lima, recorrendo à construção de histórias de vida de doze microempreendedores locais, enriquecidas com testemunhos de figuras-chave do setor público, bancário e da economia social, colhidos por via de entrevistas semi-diretivas e questionários. Foram coligidos dados ilustrativos das relações de parceria entre atores institucionais e individuais, tendo em conta as hipóteses de partida. A influência positiva do acompanhamento multisetorial no percurso empreendedor foi demonstrada; a importância das relações de proximidade para minorar problemas de agência saiu reforçada; indícios de dinâmicas colaborativas emergentes entre atores locais confirmaram o potencial deste território como palco de inovação em termos de microempreendedorismo inclusivo.
- O desafio do acolhimento : reflexão a partir da unidade letiva 1 do 9º ano do programa de Educação Moral e Religiosa Católica : a dignidade da vida humanaPublication . Brito, Marta Isabel Lucas Teixeira de; Nunes, José Manuel Valente da Silva; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoEste Relatório encerra a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas. A reflexão sobre a lecionação da Unidade Letiva 1 do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do nono ano, “A Dignidade da Vida Humana”, deu origem a um estudo sobre o acolhimento enquanto expressão de reconhecimento da dignidade humana. Ao longo do Relatório Final descobrimos a importância do acolhimento dos alunos nas aulas de EMRC e como as aulas podem ser impulsionadoras de uma “cultura de acolhimento” que se oponha à “cultura de descarte” tão frequente nas sociedades contemporâneas. Por fim, propõe-se a implementação de uma sala de convívio que seja lugar de acolhimento e dignificação dos alunos que a ela recorram. Nessa sala, os alunos que o desejem podem tornar-se eles próprios agentes de acolhimento dos outros colegas, passando assim dos conhecimentos acerca da “Dignidade da Vida Humana” para a ação concreta.
- Da distinção entre cumprimento defeituoso e erro : no âmbito da compra e venda de coisa defeituosaPublication . Correia, Carolina Martins; Sequeira, Elsa Rodrigues de Oliveira Vaz de
- A depressão na adolescência em jovens institucionalizadas e não-institucionalizadasPublication . Sá, Márcia Alexandra Gomes; Silva, João Carlos Monteiro Major daEsta investigação tem como objectivo principal o estudo da manifestação de sintomas depressivos em crianças institucionalizadas e não-institucionalizadas, considerando aspectos da vida geral dos sujeitos, com idades (11-15, 16-19), género (feminino) e local de residência (institucionalização e não-institucionalização). O estudo consistiu na aplicação do Inventário de Depressão para Crianças (CDI) e o Questionário de Autoavaliação para Jovens (YSR). No que concerne à amostra, contou com 50 crianças e adolescentes, sendo estas todas do género feminino, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Destas 50 crianças, 18 encontravam-se institucionalizadas e 32 nãoinstitucionalizadas. Verificou-se, através da análise dos dados, que existiram diferenças estatisticamente significativas no CDI segundo as local de residência e idade, ambas comparativamente às jovens institucionalizas não-institucionalizadas. Já de acordo com os resultados obtidos pela análise do YSR, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em relação às pontuações em relação à variável local de residência e idade comparativamente às jovens institucionalizas e não-institucionalizadas. No geral, conclui-se que a população em estudo apresenta na sua maioria ausência de perturbação depressiva.