Repository logo
 
Publication

A perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
dc.contributor.authorMiranda, Sara Patrícia Matos
dc.date.accessioned2016-10-20T14:41:28Z
dc.date.available2016-10-20T14:41:28Z
dc.date.issued2016-06-01
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA inclusão de crianças com NEE tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender a perceção dos pais perante a inclusão, sendo este o principal objetivo deste estudo de carácter qualitativo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vista à melhor compreensão da problemática explorada.Participaram neste estudo 8 mães de uma escola pública de Vila Nova de Famalicão. Os dados foram recolhidos através da entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. No presente estudo constatou-se que as mães são favoráveis à inclusão, demonstrando credibilidade neste processo, mencionando o desejo de acolhimento da criança e diversas vantagens como a aceitação social, a aprendizagem, relação com os colegas, e desenvolvimento de competências sociais.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusion of children with Special Educational Needs is being achieve a particular relevance in schools. Thus, it is essential to understand the parents’ perception towards inclusion, being this the main objective of this qualitative study. It was used a qualitative approach to a better comprehension of the problematic explored. In this study it was used a sample of 8 mothers from a public school in Vila Nova de Famalicão. Data were collected with semi-structured interviews and submitted to content analysis. In the present study it was found that mothers are favorable to inclusion, showing credibility in this process, mention the desire of child’s care and several advantages as social acceptance, learning, relationship with colleagues and the development of social skills.pt_PT
dc.identifier.tid201557584
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20906
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPerceção Parentalpt_PT
dc.subjectSpecial Needs Educationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectParental Perceptionpt_PT
dc.titleA perceção dos pais sobre a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: