Repository logo
 
Publication

Gestão escolar, eficiência e emancipação : um estudo sobre a relevância da gestão escolar e sua contribuição para uma educação eficiente e emancipadora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorOliveira, Marcela Pinheiro Camilo de
dc.date.accessioned2019-12-06T10:37:30Z
dc.date.available2019-12-06T10:37:30Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.description.abstractEste trabalho dissertativo é a síntese de uma inquietação legítima surgida quando trabalhei como gestora em uma escola privada de educação básica. Na ocasião, minha preocupação era desenvolver um trabalho pautado na eficiência e que ao mesmo tempo contemplasse espaços formativos para a emancipação. Porém, por estar atrelado a mim, foi preciso um distanciamento do tema, para então, torná-lo objeto de pesquisa na realização das observações e registros. Inicialmente apresento os desafios da gestão escolar, contextualização histórica e contradições. Abordo as práticas cotidianas do gestor, as competências imprescindíveis para o exercício da gestão escolar e do papel do gestor para uma educação eficiente e emancipadora. Com o intuito de reconhecer a escola como organização, apresento aqueles que considero os principais modelos organizacionais da administração e aprofundo nos dois modelos que estão presentes no objeto pesquisado: modelo burocrático e modelo de mercado. Em seguida, apresento a pesquisa em si, descrevo o percurso metodológico escolhido, o contexto, e propriamente as técnicas de coleta de dados. Por fim, encerro o trabalho com a apresentação descritiva de resultados com análise dos dados e considerações finais.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation is the synthesis of a legitimate concern that arose when I worked as a manager in a private school of basic education. At the time, my concern was to develop work based on efficiency and at the same time contemplating formative spaces for emancipation. However, because it is linked to me, it was necessary to move away from the subject, to make it an object of research in the making of observations and records. Initially I present the challenges of school management, historical contextualization and contradictions. I approach the daily practices of the manager, the essential skills for the exercise of school management and the role of the manager for an efficient and emancipatory education. In order to recognize the school as an organization, I present those that I consider the main organizational models of administration and deepen in the two models that are present in the researched object: bureaucratic model and market model. Next, I present the research itself, describe the chosen methodological path, the context, and the data collection techniques. Finally, I close the paper with the descriptive presentation of results with data analysis and final considerations.pt_PT
dc.identifier.tid202322602pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28954
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.subjectEmancipaçãopt_PT
dc.subjectEfficiencypt_PT
dc.subjectEmancipationpt_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.titleGestão escolar, eficiência e emancipação : um estudo sobre a relevância da gestão escolar e sua contribuição para uma educação eficiente e emancipadorapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Marcela Oliveira.pdf
Size:
3.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: