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Gestão escolar, eficiência e emancipação : um estudo sobre a relevância da gestão escolar e sua contribuição para uma educação eficiente e emancipadora

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Abstract(s)

Este trabalho dissertativo é a síntese de uma inquietação legítima surgida quando trabalhei como gestora em uma escola privada de educação básica. Na ocasião, minha preocupação era desenvolver um trabalho pautado na eficiência e que ao mesmo tempo contemplasse espaços formativos para a emancipação. Porém, por estar atrelado a mim, foi preciso um distanciamento do tema, para então, torná-lo objeto de pesquisa na realização das observações e registros. Inicialmente apresento os desafios da gestão escolar, contextualização histórica e contradições. Abordo as práticas cotidianas do gestor, as competências imprescindíveis para o exercício da gestão escolar e do papel do gestor para uma educação eficiente e emancipadora. Com o intuito de reconhecer a escola como organização, apresento aqueles que considero os principais modelos organizacionais da administração e aprofundo nos dois modelos que estão presentes no objeto pesquisado: modelo burocrático e modelo de mercado. Em seguida, apresento a pesquisa em si, descrevo o percurso metodológico escolhido, o contexto, e propriamente as técnicas de coleta de dados. Por fim, encerro o trabalho com a apresentação descritiva de resultados com análise dos dados e considerações finais.
This dissertation is the synthesis of a legitimate concern that arose when I worked as a manager in a private school of basic education. At the time, my concern was to develop work based on efficiency and at the same time contemplating formative spaces for emancipation. However, because it is linked to me, it was necessary to move away from the subject, to make it an object of research in the making of observations and records. Initially I present the challenges of school management, historical contextualization and contradictions. I approach the daily practices of the manager, the essential skills for the exercise of school management and the role of the manager for an efficient and emancipatory education. In order to recognize the school as an organization, I present those that I consider the main organizational models of administration and deepen in the two models that are present in the researched object: bureaucratic model and market model. Next, I present the research itself, describe the chosen methodological path, the context, and the data collection techniques. Finally, I close the paper with the descriptive presentation of results with data analysis and final considerations.

Description

Keywords

Gestão escolar Eficiência Emancipação Efficiency Emancipation School management

Pedagogical Context

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Research Projects

Organizational Units

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