Publication
Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola
dc.contributor.author | Festas, Constança | |
dc.contributor.author | Neves-Amado, João | |
dc.contributor.author | Braga, Clara | |
dc.contributor.author | Sá, Luís | |
dc.date.accessioned | 2011-04-04T16:45:29Z | |
dc.date.available | 2011-04-04T16:45:29Z | |
dc.date.issued | 2011-03-11 | |
dc.description.abstract | Neste poster faz-se a descrição do projecto “Tutoria de Pares” que foi iniciado pelos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clínico V, inseridos no subprojecto “Enfermeiro na Escola” do CEC/ICS/UCP, no ano lectivo 2008/2009, numa escola do agrupamento de Leça da Palmeira. Surge com a firme vontade de consolidar o movimento inclusivo de crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (PDA) da Unidade do Ensino Especial (UEE). Tem como objectivos promover a integração das crianças com PDA nas diversas actividades da vida escolar e reforçar sentimentos positivos na comunidade escolar em relação à criança diferente. No ano lectivo 2007/2008, os EE fizeram um diagnóstico inicial através de questionário, fizeram acções de sensibilização aos alunos envolvidos e elaboraram o mapa de distribuição das crianças com PDA pelos tutores seleccionados. No ano lectivo 2009/2010 foi reforçada na comunidade escolar a sensibilização para a continuidade do projecto. Realizadas as acções de sensibilização às turmas do 1º e 2º ano e questionados sobre a vontade de ser tutor; revelou que 84% das crianças gostaria de o ser tutor, sendo desenvolvidas novamente as estratégias de intervenção. Conclui-se que, numa perspectiva de inclusão, lidar com a diferença constitui-se como um dos maiores desafios da escola. Este projecto de parceria revelou que a presença dos EE é uma mais valia na dinamização e monitorização do projecto junto da comunidade escolar. | por |
dc.identifier.citation | FESTAS, Constança [et all.] - Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola. In II Fórum do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria. Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, 11 Março, 2011 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/4198 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde | por |
dc.subject | Tutoria | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.title | Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Festas, Neves-Amado, Braga & Sá, 2011, Tutoria de Pares-Um desafio à inclusão de crianças com perturbações do desenvovimento autista.pdf
- Size:
- 1.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: