Repository logo
 
Publication

Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola

dc.contributor.authorFestas, Constança
dc.contributor.authorNeves-Amado, João
dc.contributor.authorBraga, Clara
dc.contributor.authorSá, Luís
dc.date.accessioned2011-04-04T16:45:29Z
dc.date.available2011-04-04T16:45:29Z
dc.date.issued2011-03-11
dc.description.abstractNeste poster faz-se a descrição do projecto “Tutoria de Pares” que foi iniciado pelos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clínico V, inseridos no subprojecto “Enfermeiro na Escola” do CEC/ICS/UCP, no ano lectivo 2008/2009, numa escola do agrupamento de Leça da Palmeira. Surge com a firme vontade de consolidar o movimento inclusivo de crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (PDA) da Unidade do Ensino Especial (UEE). Tem como objectivos promover a integração das crianças com PDA nas diversas actividades da vida escolar e reforçar sentimentos positivos na comunidade escolar em relação à criança diferente. No ano lectivo 2007/2008, os EE fizeram um diagnóstico inicial através de questionário, fizeram acções de sensibilização aos alunos envolvidos e elaboraram o mapa de distribuição das crianças com PDA pelos tutores seleccionados. No ano lectivo 2009/2010 foi reforçada na comunidade escolar a sensibilização para a continuidade do projecto. Realizadas as acções de sensibilização às turmas do 1º e 2º ano e questionados sobre a vontade de ser tutor; revelou que 84% das crianças gostaria de o ser tutor, sendo desenvolvidas novamente as estratégias de intervenção. Conclui-se que, numa perspectiva de inclusão, lidar com a diferença constitui-se como um dos maiores desafios da escola. Este projecto de parceria revelou que a presença dos EE é uma mais valia na dinamização e monitorização do projecto junto da comunidade escolar.por
dc.identifier.citationFESTAS, Constança [et all.] - Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escola. In II Fórum do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria. Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, 11 Março, 2011por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/4198
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúdepor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectAutismopor
dc.titleTutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na Escolapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Festas, Neves-Amado, Braga & Sá, 2011, Tutoria de Pares-Um desafio à inclusão de crianças com perturbações do desenvovimento autista.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: