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FCSE - Documentos de Conferências / Conference Objects

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  • Conhecimento especializado de enfermagem para a fraternidade social
    Publication . Barata, Catarina; Arsénio, Marta; Deodato, Sérgio; Veludo, Filipa
  • Educação pós-graduada em cuidados paliativos pediátricos – experiência de uma instituição de ensino superior
    Publication . Lacerda, Ana F.; Rosa, Fernando Augusto Coelho; Capelas, ML
    Introdução: O desenvolvimento de serviços de Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) é uma prioridade atual dos sistemas de saúde desenvolvidos. Em Portugal o seu reconhecimento tem crescido desde 2013, quando foram constituídos grupos de trabalho na pediatria e nos cuidados paliativos. Nesse mesmo ano, antecipando as necessidades formativas, uma instituição de ensino superior decidiu criar um curso de pós-graduação (PG) em CPP. Objetivos: Avaliar, desde o 1º ano letivo (2013/14 –2018/19), a diversidade dos formandos e a adequação da sua distribuição por área geográfica nacional e respetiva estimativa de crianças com necessidades paliativas (CcNP). Métodos: Revimos a base de dados das inscrições dos alunos, excluindo aqueles que não concluíram a PG; para as omissões contactámos os alunos por email. Consultámos a base de dados do INE para obter a população pediátrica (0-17 anos) no último ano disponível(2017). Para calcular as CcNP utilizámosos dados publicados no relatório do ObservatórioPortuguês de CP sobre a estimativa decrianças com doença crónica complexa.Resultados: Desde a sua criação esta PG contacom 130 alunos –N=121;93% do génerofeminino; idade mediana 37 anos (22-61). Amediana anual é de 20 alunos (entre 14 em2013 e 42 em 2016, anoem que uma organizaçãoatribuiu 20 bolsas). A maioria cuida decrianças (96;74%). A área mais representadaé a enfermagem (54;42%), seguida da medicina(51;39%), da psicologia (12;9%) e doserviço social (6;5%); outros alunos vieram daeducação (3), voluntariado (2), terapia musical(1) e fisioterapia (1). A região com mais alunosé a ARS LVT (83;64%), seguida da ARS Norte(25;19%), Centro (11;8%), Alentejo (5;4%) eAlgarve (1). Dos Açores vieram 2 alunos e daMadeira 1; no corrente ano temos 1 aluno doBrasil e 1 de Angola (este online). Utilizando aestimativa do OPCP (45:10000 crianças residentes),verificámos que em 2017 o númerode CcNP variou entre 360 (Algarve) e 2639(Norte), resultando num rácio profissionais formados:CcNP entre 1:29 (área metropolitanade Lisboa) e 1:360 (Algarve).Conclusão: Nestes 6 anos letivos, a PG emCPP educou profissionais da saúde (sobretudoda Pediatria, Enfermagem e Medicina) e áreasafins, indo ao encontro das necessidades formativasnacionais. Predominam os formandosda ARS LVT, onde é lecionada a PG. Face aocrescente reconhecimento das necessidadesem CPP, é premente estimular a formação deprofissionais das outras zonas do país.
  • The importance of the 1st CEB teacher training to know the determinants of academic performance of students with ADHD
    Publication . Campos, S.; Soares, L.; Ferreira, M.; Chaves, C.; Alves, C.; Martins, C.
    Introduction: Attention deficit-hyperactivity disorder (ADHD) is an issue that affects a high percentage of school-age population. Thus, working directly with hyperactive students has become an inevitable task in our lives, as educational professionals. Thus, it has become essential to ascertain new and effective teaching practices because understanding a teacher’s role as a facilitating agent in the teaching-learning process is to understand that that role requires specialised preparation. It is in this context that our paper is based. Objective: The aim of this study is to learn whether the continuing training of teachers helps them to acquire better knowledge about ADHD children, improving their perceptions and attitudes. Methodology: from this point of view, the procedure adopted was the descriptive plan by survey. Data were collected using a questionnaire, considered the most appropriated procedure for descriptive studies. This study involved 117 primary teachers from a variety of schools. Most of them only have intial training (the number of teachers with some kind of specialisation in this area is very low). Results: After analysing the survey data, a connection between the results and teacher’s academic qualifications was made and the conclusion drawn is that the quality of the teacher’s practices goes up with the teacher training on this issue. However, initial teacher training may or may not have been developed in the area of hyperactivity. For this reason, some teachers may not be sure of their answers (particularly regarding information pertaining to the main problems related to this issue). Conclusions: The results of the study lead us to conclude that it is extremely important to get appropriate training throughout the professional career. This training can be related directly to this area or to other areas that are directly or indirectly connected to our work with the main aim of improving our intervention in school and to help the children with this pathology.
  • Diagnóstico de Saúde na comunidade: da conceção ao apoio na tomada de decisão
    Publication . Neves-Amado, João; Barbosa, Ana; Almeida, Rúben; Baptista, Carolina; Almeida, Diana; Barbieri, Joana
  • Literacia em saúde: intervenção em uma comunidade vulnerável no norte de Portugal
    Publication . Neves-Amado, João; Oliveira, Ana; Barbieri, Joana; Soares, Beatriz; Almeida, Diana; Braga, M. Clara
  • Efetividade de um programa de prevenção de quedas para populações de idosos vulneráveis
    Publication . Almeida, Armando; Pires, Inês
    Efetividade de um programa de prevenção de quedas para populações de idosos vulneráveis Introdução: O fenómeno das quedas, em pessoas com mais de 75 anos, que residem na comunidade é, atualmente, um importante problema de saúde pública [1][2]. A evidência revela que a sua prevenção deve conter uma abordagem multidimensional que englobe o aumento da literacia em saúde, atividade física, modificação ambiental e apoio para a mudança comportamental efetiva [2][3][4]. Objetivos: Pretendeu-se avaliar a efetividade de um programa de prevenção de quedas estruturado para pessoas que frequentam instituições diurnas de apoio social a idosos. Material e Métodos: De 106 pessoas rastreadas, frequentadoras de 5 instituições, foram selecionadas 59, tendo completado o programa 37. Apresentavam uma média de 1,44±0,75 quedas no último ano. O programa, teve a duração de 3 meses e foi executado por uma enfermeira; comportou 12 sessões presenciais, onde se realizou: avaliação individual do risco, consciencialização face aos défices, negociação comportamental, educação para a saúde, exercício físico e apoio motivacional; associado, forneceu-se um manual de apoio ao participante, com instruções detalhadas e indicação para realizar um conjunto de atividades/ comportamentos, em contexto domiciliar. Foi usado o teste T para amostras emparelhadas para avaliar a efetividade. Resultados: Os participantes tinham, em média, 78,54±8,78 anos. Observaram-se ganhos significativos ao nível: do aumento da atividade física (p<0,001); diminuição do índice de massa corporal (p=0,001); aumento da força muscular nas mãos, membros superiores e inferiores (p<0,001); aumento da flexibilidade (p=0,001) e do equilíbrio corporal (p<0,001). O conhecimento e a motivação foram avaliados pelo aumento do envolvimento, participação e comportamento de procura de informação por parte dos participantes. Não se verificou qualquer queda durante os 3 meses em que decorreu o programa. Conclusões: Pelos resultados obtidos infere-se que o programa poderá ser efetivo para a prevenção de quedas em pessoas idosas residentes na comunidade que necessitam de apoio social carecendo, por isso, de maior investigação.
  • Religious commitment in cancer patients: a cross- sectional study
    Publication . Martins, Elga; Domingues, Tiago Dias; Vieira, Margarida; Caldeira, Sílvia
  • Spiritual distress in women with breast cancer: a cross-sectional study
    Publication . Martins, Elga; Domingues, Tiago Dias; Vieira, Margarida; Caldeira, Sílvia