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- Percepção dos enfermeiros sobre as Necessidades dos consumidores de drogasPublication . Seabra, Paulo; Sá, LuísEste poster resulta de um estudo preliminar, inserido no Doutoramento em Enfermagem, sobre a avaliação das necessidades em toxicodependentes. O objectivo foi identificar quais e como são identificadas pelos enfermeiros as necessidades, dos utentes admitidos num programa medicamentoso de manutenção opiácea. Trata-se de um estudo exploratório, retrospectivo, descritivo e de análise documental numa amostra de doentes de um serviço de atendimento a toxicodependentes. Foram analisados 62 processos. Os resultados mostram-nos que algumas necessidades são superficialmente detectadas: Necessidades de Auto-estima; Aprendizagem (educação à saúde); Auto-realização; Terapêutica; Segurança sócio económica; Segurança emocional. Outras necessidades não são detectadas: Exercício; Amor; Comunicação; Criatividade; Religiosa; Filosofia da vida. Os Enfermeiros percepcionam maioritariamente necessidades psicossociais. A qualidade dos registos foi a principal dificuldade. A comparação de resultados é dificultada pela inexistência de uma avaliação sistematizada das necessidades deste grupo de doentes, resultado da inexistência de instrumentos de avaliação padronizados.
- Tutoria de Pares: Um desafio à inclusão de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo na EscolaPublication . Festas, Constança; Neves-Amado, João; Braga, Clara; Sá, LuísNeste poster faz-se a descrição do projecto “Tutoria de Pares” que foi iniciado pelos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clínico V, inseridos no subprojecto “Enfermeiro na Escola” do CEC/ICS/UCP, no ano lectivo 2008/2009, numa escola do agrupamento de Leça da Palmeira. Surge com a firme vontade de consolidar o movimento inclusivo de crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (PDA) da Unidade do Ensino Especial (UEE). Tem como objectivos promover a integração das crianças com PDA nas diversas actividades da vida escolar e reforçar sentimentos positivos na comunidade escolar em relação à criança diferente. No ano lectivo 2007/2008, os EE fizeram um diagnóstico inicial através de questionário, fizeram acções de sensibilização aos alunos envolvidos e elaboraram o mapa de distribuição das crianças com PDA pelos tutores seleccionados. No ano lectivo 2009/2010 foi reforçada na comunidade escolar a sensibilização para a continuidade do projecto. Realizadas as acções de sensibilização às turmas do 1º e 2º ano e questionados sobre a vontade de ser tutor; revelou que 84% das crianças gostaria de o ser tutor, sendo desenvolvidas novamente as estratégias de intervenção. Conclui-se que, numa perspectiva de inclusão, lidar com a diferença constitui-se como um dos maiores desafios da escola. Este projecto de parceria revelou que a presença dos EE é uma mais valia na dinamização e monitorização do projecto junto da comunidade escolar.