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Acolhimento residencial : do apartamento de autonomia para a vida adulta : caminhos de aprendizagem (estudo de caso)

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Abstract(s)

O presente trabalho corresponde a uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação especialização em Pedagogia Social intitula-se “Acolhimento Residencial – Do apartamento de autonomia para a vida adulta – caminhos de aprendizagem”. O estudo realizado expõe a perspetiva de jovens que vivenciam ou vivenciaram a experiência de apartamento de autonomia em contexto de acolhimento residencial, tendo por base as suas perceções. Partindo do pressuposto que os apartamentos de autonomia permitem aos jovens um “ensaio” da vida autónoma, do ponto de vista teórico foi desenvolvido um trabalho de revisão bibliográfica balizado pelas Ciências da Educação, em particular pela Pedagogia Social. Do ponto de vista empírico, este trabalho teve por base um estudo de caso, enquadrado por uma abordagem qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a jovens residentes e ex-residentes de um apartamento de autonomia. Os dados analisados permitiram concluir que os jovens valorizam as experiências em apartamentos de autonomia, enfatizando a sua importância que lhes permite organizar as suas vidas e tornarem-se independentes no futuro.
The present work corresponds to a Master's thesis in Education Sciences with a specialization in Social Pedagogy titled "Residential Reception - From the Autonomy Apartment to Adulthood - Paths of Learning." The study conducted presents the perspective of young individuals who have experienced or are experiencing the autonomy apartment experience in a residential reception context, based on their perceptions. Assuming that autonomy apartments provide young people with a "trial" of independent living, from a theoretical perspective, a literature review was developed within the field of Education Sciences, particularly in Social Pedagogy. From an empirical standpoint, this work was based on a case study, framed within a qualitative approach, using semi-structured interviews with young residents and former residents of an autonomy apartment. The analyzed data allowed for the conclusion that young people value their experiences in autonomy apartments, emphasizing their importance in enabling them to organize their lives and become independent in the future.

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Keywords

Acolhimento residencial Apartamento de autonomia Capacitação sociopedagógica Crianças e jovens em perigo Residential care Autonomy apartment Socio-pedagogical training Children and youth in danger

Pedagogical Context

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