Repository logo
 
Publication

A web 2.0 na construção de aprendizagens significativas na disciplina de inglês

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAndrade, António Manuel Valente de
dc.contributor.authorViana, Elisabete Morais das Neves
dc.date.accessioned2014-11-06T13:47:34Z
dc.date.available2014-11-06T13:47:34Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractÀ medida que o mundo em que vivemos sofre importantes transformações, à semelhança do que acontece com os nossos alunos, o atual sistema educativo enfrenta o desafio de os reconquistar, bem como de os preparar para o exercício de uma cidadania plena, em que sejam capazes de responder a uma nova realidade, de forte cariz tecnológica, mais exigente e seletiva. Responder ao desafio significa integrar, em contexto escolar, ferramentas intrinsecamente embrenhadas no seu quotidiano, bem como adotar novas práticas pedagógicas, capazes de ir além dos conteúdos curriculares, proporcionando aos estudantes competências no domínio da meta-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo estudar a utilização de ferramentas da Web 2.0 como estratégia na construção de aprendizagens significativas na disciplina de Inglês, enquanto língua estrangeira, no ensino básico. Nesse contexto, tentou-se apurar se este recurso contribui para desenvolver competências comunicativas em Língua Inglesa, descrevendo as estratégias implementadas no processo de ensino e aprendizagem e avaliando a qualidade dos diversos trabalhos executados no âmbito das diferentes dimensões que integram a aprendizagem de uma língua estrangeira. Pretendeu-se igualmente verificar se a utilização destas ferramentas induz um maior envolvimento e interesse dos alunos, motivando-os para a aprendizagem da Língua Inglesa, bem como um aumento do seu espírito colaborativo e da sua autonomia. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação, envolvendo o professor/investigador e os alunos de uma turma de Inglês do 6.º ano de escolaridade, tendo sido recolhidos dados resultantes da observação direta, da análise dos materiais produzidos pelos alunos, das reflexões de final ciclo e dos diversos questionários colocados aos alunos. Os resultados obtidos mostram que a Web 2.0 se constitui como um espaço privilegiado para contribuir para a formação integral do aluno, promovendo não só competências comunicativas em Língua Inglesa mas também competências essenciais para o exercício de uma cidadania ativa e crítica, numa paisagem cada vez mais digital.por
dc.description.abstractAs the world we live in undergoes important changes, just as our students do, the current educational system faces the challenge of wining them back and preparing them for an exercise of full citizenship, where they have to respond to a new reality, highly technological, more demanding and selective. Meeting this challenge means incorporating the tools students already use daily in school activities and adopting new educational practices, that go beyond curriculum content, providing meta-learning skills. This paper is aimed at studying the use of Web 2.0 tools as a strategy in the construction of meaningful learning in the English class, as a foreign language, in elementary school. In this context, the purpose was to ascertain if that resource helps to develop communication skills in English Language, by describing the strategies implemented in the process of teaching and learning and assessing the quality of the different tasks set to develop the various skills that are considered vital when learning a foreign language. The goal was also to check if these tools lead to greater involvement, motivating students to learn English, and promote their autonomy and collaborative skills. The action research was the methodology used in this study, which involved the teacher/researcher and a class of elementary students of English. Data was collected from direct observation, analysis of the materials produced by students, reflections at the end of each cycle and from the different student surveys. The evidence shows that Web 2.0 is a privileged space which contributes to students’ integral education, providing not only an opportunity for developing communicative skills in the English Language, but also key competences for the exercise of active and critical citizenship in a more and more digital landscape.por
dc.identifier.tid201494345
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15512
dc.language.isoporpor
dc.subjectCompetências essenciaispor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectKey competencespor
dc.subjectEnglish languagepor
dc.titleA web 2.0 na construção de aprendizagens significativas na disciplina de inglêspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201494345.pdf
Size:
17.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: