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- A avaliação da performance no ensino profissional de música : processos de avaliação e subjetividadePublication . Carneiro, Lurdes da Conceição Ferreira; Fonseca, Sofia Lourenço daOs processos de avaliação do ensino são um objeto de estudo das ciências da educação, e as ideias e conceitos que têm sido produzidos e desenvolvidos, por investigadores nacionais e internacionais, gradualmente, têm transformado o contexto da educação atual. Conforme a literatura crítica consultada, parece ser, para a generalidade dos professores, uma área que desperta dificuldades. Vários autores referem que na avaliação da performance artística, particularmente na música, assim como em qualquer tipo de julgamento ou avaliação, é verificada a presença de um certo grau de subjetividade. Esta subjetividade imanente ao indivíduo, e neste caso, ao músico/professor, resulta de influências sofridas ao longo da sua formação e desenvolvimento pessoal, académico e profissional. De que forma podemos conviver com esta subjetividade nas práticas de avaliação realizadas nas escolas profissionais de música? Que ferramentas se podem utilizar para clarificar e auxiliar os processos de avaliação? Seguindo a estratégia metodológica de um estudo de caso numa abordagem qualitativa, partimos da observação de um exemplo particular, para construir uma noção sobre a avaliação da performance musical e a sua subjetividade. Esta dissertação tenta promover o encontro da arte e do conhecimento: a música, a filosofia (estética) e as ciências da educação (teorias da avaliação).
- A web 2.0 na construção de aprendizagens significativas na disciplina de inglêsPublication . Viana, Elisabete Morais das Neves; Andrade, António Manuel Valente deÀ medida que o mundo em que vivemos sofre importantes transformações, à semelhança do que acontece com os nossos alunos, o atual sistema educativo enfrenta o desafio de os reconquistar, bem como de os preparar para o exercício de uma cidadania plena, em que sejam capazes de responder a uma nova realidade, de forte cariz tecnológica, mais exigente e seletiva. Responder ao desafio significa integrar, em contexto escolar, ferramentas intrinsecamente embrenhadas no seu quotidiano, bem como adotar novas práticas pedagógicas, capazes de ir além dos conteúdos curriculares, proporcionando aos estudantes competências no domínio da meta-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo estudar a utilização de ferramentas da Web 2.0 como estratégia na construção de aprendizagens significativas na disciplina de Inglês, enquanto língua estrangeira, no ensino básico. Nesse contexto, tentou-se apurar se este recurso contribui para desenvolver competências comunicativas em Língua Inglesa, descrevendo as estratégias implementadas no processo de ensino e aprendizagem e avaliando a qualidade dos diversos trabalhos executados no âmbito das diferentes dimensões que integram a aprendizagem de uma língua estrangeira. Pretendeu-se igualmente verificar se a utilização destas ferramentas induz um maior envolvimento e interesse dos alunos, motivando-os para a aprendizagem da Língua Inglesa, bem como um aumento do seu espírito colaborativo e da sua autonomia. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação, envolvendo o professor/investigador e os alunos de uma turma de Inglês do 6.º ano de escolaridade, tendo sido recolhidos dados resultantes da observação direta, da análise dos materiais produzidos pelos alunos, das reflexões de final ciclo e dos diversos questionários colocados aos alunos. Os resultados obtidos mostram que a Web 2.0 se constitui como um espaço privilegiado para contribuir para a formação integral do aluno, promovendo não só competências comunicativas em Língua Inglesa mas também competências essenciais para o exercício de uma cidadania ativa e crítica, numa paisagem cada vez mais digital.
- O diálogo respeitoso entre a Igreja e a sociedade como um caminho para a nova evangelização nos escritos de Chiara LubichPublication . Cardoso, Vítor Marques; Martins, Nuno Brás da Silva
- The moving average rule : a stock selection approachPublication . Silva, Júlio Rodrigo Carvalho da; Kokkonen, JoniThis paper studies and compares the performance of different Moving Average Rules applied to a basket of selected stocks between 1998 and 2012. It is shown that the selection of stocks through the analyst consensus recommendations with periodical rebalancing is profitable and performs better than the buy-andhold benchmark. Furthermore, the application of Moving Average Rules displays potential to improve the risk adjusted performance of the basket of selected stocks, with a Sharpe ratio of 0.77. It is also shown that the Moving Average Rules outperform the benchmark in bearish periods, with poorer results being reached during bullish periods. All the results are computed in a real-life setting accounting transaction costs inferred from the market. Longer Moving Average Rules tend to outperform the shorter ones, and display less sensibility to transaction costs.
- Ver através da cegueira : avaliação da implementação das TIC nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visãoPublication . Ramos, Sara Isabel Moça; Andrade, António Manuel Valente de“Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis; para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.” Mary Pat Radabaugh Considerando as mudanças que a evolução tecnológica tem provocado no sistema educativo, esta investigação, de natureza predominantemente quantitativa, pretende analisar a política inclusiva nas escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão; as potencialidades e impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem destes alunos e a perceção dos docentes sobre os seus conhecimentos, práticas pedagógicas e formação nesta área. Não podendo as TIC ser desvinculadas das práticas pedagógicas adotadas com estes alunos, é exigido aos docentes uma maior preparação na obtenção e seleção da informação e recursos educativos adaptados para a deficiência visual. Desta forma, para o estudo e compreensão desta realidade, é fundamental aferir a opinião dos profissionais que trabalham diariamente no processo educativo dos alunos com cegueira e baixa visão. Como método de recolha de dados foi adotado o inquérito por questionário, tendo este sido aplicado a docentes que lecionam a alunos cegos e com baixa visão, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, no presente ano letivo (2012/2013), nas quarenta e uma escolas de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão, em Portugal Continental. Os resultados revelam uma amostra confiante nas suas capacidades tecnológicas, contudo com pouca desenvoltura em algumas ferramentas e aplicações informáticas específicas para a área da deficiência visual, chegando mesmo um número muito significativo de docentes a desconhecer muitas destas. A implementação das TIC com alunos com deficiência visual é inferior, comparativamente com os alunos normovisuais. Outra constatação é o facto de a falta de formação específica ser o principal obstáculo considerado pelos docentes, no que respeita a uma real integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem destes alunos.
- Estrella Damm : a star’s positioning in a new skyPublication . Franco, José Maria Sousa; Celeste, PedroThe aim of this thesis is to study Estrella Damm’s internationalization and Positioning in Portugal. These decisions take a lot of responsibilities and risk, but are necessary for any company, in the globalized world. To understand the reasons behind these decisions, it is necessary to explain the motivations to go international, how the company has done it and at last, how it wants to be perceived by the new costumers. Grupo Damm, one of the leading breweries in Spain, has recently increased operations, in the Portuguese market. This internationalization has been prepared for a long time: in 2009, one of the brands of the group bought a plant in Santarem; after that, it was only a matter of time until operations increased. To support this process, Grupo Damm has made a strategic alliance with Sumol+Compal. From the side of the Spanish company, this partnership allows them to have a better access to the market, and take advantage of the strong position S+C has, in the Portuguese market. Afterwards, comes the decision of how should the brand position in the new market. Until now, this positioning has been similar to the one in Spain. It has targeted the premium segment, with special focus on the gourmet sub-segment. In order to understand this process, it was necessary to resort to two sources of data: Secondary and primary. The first one, Secondary, was collected from the company. This information allowed me to have a complete background about the strategy behind this whole operation. Secondly, there was also a need to gather primary data, an online survey, which allowed me to understand, from a reasonable sample, what were the perceptions of beer consumers towards Estrella Damm. To conclude this analysis it was deducted that consumers understand Estrella Damm’s positioning and have good references about it. Still, there is a lot to be done, it needs to increase awareness, since most of the respondents had never drunk or even know about the brand Estrella Damm.
- A presença de Cristo no presbítero : uma leitura teológico-litúrgica de algumas homilias do Papa Bento XVIPublication . Abrantes, Leonel Santiago de; Martins, Nuno Brás da Silva
