Publication
Discrepâncias regionais no PISA : principais fatores influenciadores dos resultados regionais no PISA 2015, 2018 e 2022
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria da Conceição Andrade e | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sofia Brandão | |
dc.date.accessioned | 2025-03-03T16:48:47Z | |
dc.date.available | 2025-03-03T16:48:47Z | |
dc.date.issued | 2024-07-12 | |
dc.date.submitted | 2024-04 | |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste estudo é descobrir quais os principais fatores influenciadores nos resultados regionais do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) para os anos de 2015, 2018 e 2022, a nível nacional. Desta forma, começou-se por enquadrar o tema e analisar a literatura existente, tanto a nível nacional como internacional. Os dados do PISA relativos aos anos de 2015, 2018 e 2022 foram obtidos do site oficial da OCDE, tendo os dados portugueses sido filtrados, limpos e preparados. De seguida, efetuou-se uma análise descritiva das principais variáveis e aplicou-se os modelos de regressão linear à amostra. Pode-se concluir que a maioria das regiões, por si só, não se demonstraram estatisticamente significativas nos resultados devido a ter-se incluído outras variáveis de controlo. O estatuto socioeconómico e cultural do aluno revelou-se o principal fator que influencia positivamente os resultados, ou seja, alunos com maiores posses económicas normalmente obtém uma melhor qualificação no questionário. Além disso, os alunos que repetiram o ano letivo, faltaram a pelo menos uma aula nas últimas duas semanas anteriores à elaboração do questionário, frequentam uma escola privada com financiamento público ou uma escola pública tendem a alcançar resultados inferiores no questionário comparativamente com as variáveis bases. As variáveis de referência são os alunos que nunca repetiram o ano, que não faltaram a nenhuma aula e que frequentam uma escola privada, sem financiamento do Governo, respetivamente. | pt_PT |
dc.description.abstract | The primary goal is to discern the key factors influencing regional outcomes in the Programme for International Student Assessment (PISA) for the years 2015, 2018, and 2022 at the national level. To this end, the topic was initially framed, and existing literature on both national and international levels was reviewed. Data from the PISA for the years 2015, 2018, and 2022 was obtained from the official OECD website, Portuguese data were filtered, cleaned, and prepared. Subsequently, a descriptive analysis of the main variables was conducted, and linear regression models were applied to the sample. It can be concluded that most regions, on their own, were not statistically significant in the results due to the inclusion of other control variables. The student's socio-economic and cultural status proved to be the main factor positively influencing the results, i.e. students with greater economic means usually scored better on the questionnaire. In addition, students who have repeated the school year, missed at least one class in the last two weeks prior to taking the questionnaire, attend a private school with public funding or a public school tend to achieve lower results in the questionnaire compared to the base variables. The reference variables are the students who have never repeated the year, who have not missed any classes and who attend a private school without government funding, respectively. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203886640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/48391 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | PISA | pt_PT |
dc.subject | NUTS II | pt_PT |
dc.subject | Modelos regressão linear | pt_PT |
dc.subject | Valores plausíveis | pt_PT |
dc.subject | Linear regression models | pt_PT |
dc.subject | Plausible values | pt_PT |
dc.title | Discrepâncias regionais no PISA : principais fatores influenciadores dos resultados regionais no PISA 2015, 2018 e 2022 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |