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Advisor(s)
Abstract(s)
Food has long been a universal feature of any society; a cultural marker, and a tangible
element for satisfying physiologic needs and a medium for developing arrays of images and
ideas. Museums, on another hand, are a recent modern institution, as we conceive it, and have
been constantly interpreted and reinterpreted as bulwarks of knowledge, patrons of education,
and a medium to reinforce social and power dynamics. Food museums represent a novel
museological path to investigate, think and act, from a polyvalent and ingenious perspective,
by querying the subjects of food and commensality, as well as new possibilities for practices
and strategies in discussing the representation and cultural negotiation in contemporaneity.
Thus, this research examines the ways in which a specific case-study, the Cheese Museum
in Peraboa, enables alternative readings on the relationship of this foodstuff with symbols
and narratives of a culture. Following a semiotic perspective of cultural theory, the
investigation explored the narrative components of the Serra da Estrela cheese, its scenery,
characters and myths, which expose and communicate cultural identities and cultural heritage
in the Portuguese context. The Peraboa Cheese Museum demonstrated to be a valuable
venture in investigating how food museums carry narratives that seek to portray identities
and heritage that extend from local to national levels, and vice versa.
A comida é há muito tempo uma característica universal de qualquer sociedade; um traço cultural, um elemento tangível para satisfazer as necessidades fisiológicas e um meio para formular e conceber conjuntos de imagens e ideias. Os museus, por seu lado, são uma recente instituição moderna, da forma como são concebidos, e têm sido constantemente interpretados e reinterpretados como baluartes do conhecimento, promotores da educação e meios de reforçar dinâmicas sociais de poder. Já os museus de comida representam uma expansão museológica para explorar, pensar e agir, a partir de uma ótica polivalente e engenhosa, ao interrogar questões de alimentação e comensalidade, bem como novas possibilidades para práticas e estratégias em discutir a representação e negociação cultural na contemporaneidade. Assim, esta pesquisa debruça-se em analisar as maneiras pelas quais um estudo de caso específico, o Museu do Queijo em Peraboa, pode permitir leituras alternativas sobre a relação deste alimento com símbolos e narrativas de uma cultura. Seguindo uma perspetiva de semiótica da cultura, a investigação aprofundou os componentes narrativos do queijo da Serra da Estrela, os seu cenário, personagens e mitos, que expõem e comunicam identidades e património culturais no contexto português. Por fim, o Museu do Queijo de Peraboa revelou-se em uma investida valiosa para examinar como museus de comida são portadores de narrativas que pretendem retratar identidades e patrimônios que se estendem desde camadas locais a nacionais, e vice-versa.
A comida é há muito tempo uma característica universal de qualquer sociedade; um traço cultural, um elemento tangível para satisfazer as necessidades fisiológicas e um meio para formular e conceber conjuntos de imagens e ideias. Os museus, por seu lado, são uma recente instituição moderna, da forma como são concebidos, e têm sido constantemente interpretados e reinterpretados como baluartes do conhecimento, promotores da educação e meios de reforçar dinâmicas sociais de poder. Já os museus de comida representam uma expansão museológica para explorar, pensar e agir, a partir de uma ótica polivalente e engenhosa, ao interrogar questões de alimentação e comensalidade, bem como novas possibilidades para práticas e estratégias em discutir a representação e negociação cultural na contemporaneidade. Assim, esta pesquisa debruça-se em analisar as maneiras pelas quais um estudo de caso específico, o Museu do Queijo em Peraboa, pode permitir leituras alternativas sobre a relação deste alimento com símbolos e narrativas de uma cultura. Seguindo uma perspetiva de semiótica da cultura, a investigação aprofundou os componentes narrativos do queijo da Serra da Estrela, os seu cenário, personagens e mitos, que expõem e comunicam identidades e património culturais no contexto português. Por fim, o Museu do Queijo de Peraboa revelou-se em uma investida valiosa para examinar como museus de comida são portadores de narrativas que pretendem retratar identidades e patrimônios que se estendem desde camadas locais a nacionais, e vice-versa.
Description
Keywords
Food museums Foodways Museum textuality Exhibiting practices Identity representation Heritagization Museus de comida Textualidade em museus Práticas de exposição Representação identitária Patrimonialização