Repository logo
 
Publication

Congruência e incongruência emocional na memorização de estímulos visuais em diferentes grupos de idade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Filipa Delegado Neiva Correia
dc.contributor.authorCaetano, Catarina Sofia Batista
dc.date.accessioned2022-04-11T08:52:43Z
dc.date.available2022-04-11T08:52:43Z
dc.date.issued2021-02-05
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractIntrodução: A memória episódica é um sistema cognitivo que contextualiza a informação no tempo e no espaço. É responsável pelos processos de codificação, armazenamento e recuperação dessa mesma informação, permitindo-nos retê-la e recordá-la. A capacidade de recuperar informação pode ser influenciada por vários fatores como a idade e as emoções. A recuperação da informação pode ser feita por evocação ou por reconhecimento sendo o efeito da idade mais notório na evocação. Através da apresentação de diferentes imagens associadas a sons musicais com carácter emocional, em situações de congruência e incongruência, pretende-se perceber o impacto das emoções na capacidade de memorização de imagens, em dois grupos de idades. Metodologia: Neste projeto participaram no total 30 sujeitos, divididos em dois grupos de idades: grupo 1 – 18 aos 30 anos e grupo 2 – dos 50 aos 65 anos. A cada indivíduo foram apresentadas na 1ª tarefa, em formato powerpoint, várias imagens (IAPS) associadas a excertos musicais (ambos os tipos de estímulos com carácter emocional de alegria e medo), nas diferentes condições (congruência, incongruência e unissensorial). Na 2ª tarefa – reconhecimento – foram adicionadas 60 novas imagens distratoras às 60 da tarefa anterior. Resultados: Na tarefa de reconhecimento, podemos afirmar que não existem diferenças entre os dois grupos de idade, tendo, ambos, igual desempenho. Analisando o efeito de congruência, observam-se diferenças significativas, sendo a condição incongruente superior à congruente e esta última menos influente que a condição sem som. Por último, não existe interação entre a idade e o carácter emocional dos estímulos no reconhecimento, sendo que ambos os grupos recordaram mais imagens com emoções positivas que negativas. Conclusões: Os resultados obtidos vão ao encontro da hipótese esperada para a influência da idade. Todavia, contrariam a hipótese de congruência, sendo justificado pelo aumento da atenção dada aos estímulos incongruentes. E a condição unissensorial é superior a bissensorial pela ausência da música (que interfere com a atenção). Não se verificou influência da idade e da emoção no reconhecimento, visto que o viés positivo é menos frequente acontecer no reconhecimentopt_PT
dc.description.abstractTheoretical Background: Episodic memory is a cognitive system that contextualizes information in time and space. It’s responsible for encoding, storage and recognizing the information, allowing us to remember it. Recognition – can be influenced by several factors such as age and emotion. It is known that recall tasks become more difficult to elderly subjects, comparing to recognition, where older participants have equal results to young participants. Through the presentation of images associated with music both with underlying emotional character and under different conditions, I intend to understand the impact of emotional congruence on the ability to memorize images in two age groups. Method: A total of 30 subjects participated in this study, divided in two age groups: group 1 – 18 to 30 years – and group 2 – 50 to 65 years. Each subject was presented with several images (IAPS) associated to musical excerpts (both types of stimuli with an emotional character of happiness and fear) in different congruence conditions (congruence, incongruence and unisensory). In the second task – recognition – musical sounds were excluded and 60 new images were added to the 60 of the previous task. Results: In recognition task we can say that there are no differences between the two groups, having both equal performance. Analyzing the congruent effect, significant differences are observed, with the incongruent being superior to the congruent condition and the latter has less influence that de without-sound condition. Finally, the is no interaction between age and the emotional character of stimuli in recognition, with both groups remembering more positive than negative images. Discussion: The results obtained are in line with the expected hypothesis for the influence of age. However, they contradict the congruence hypothesis, being justified by the increased attention given to incongruent stimuli. And the unisensory condition is superior to the bisensory condition due to the absence of music (which interferes with attention). There was no influence of age and emotion on recognition, since the positive bias is less frequent in recognition.pt_PT
dc.identifier.tid202897885pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37294
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMemória episódicapt_PT
dc.subjectAlegriapt_PT
dc.subjectMedopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectCongruência do estímulopt_PT
dc.subjectEpisodic memorypt_PT
dc.subjectHapinesspt_PT
dc.subjectFearpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectStimuli congruencpt_PT
dc.titleCongruência e incongruência emocional na memorização de estímulos visuais em diferentes grupos de idadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Neuropsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202897885.pdf
Size:
2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format