Repository logo
 
Publication

A comunicação interna como veículo de satisfação para clientes e colaboradores da agência de comunicação Química

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
dc.contributor.advisorRibeiro, Nelson Costa
dc.contributor.authorSousa, Joana Patrícia Gomes de
dc.date.accessioned2015-06-01T10:38:56Z
dc.date.issued2015-04-16
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente relatório resulta de um estágio realizado na agência de comunicação Química, em São Paulo, no Brasil, com a duração de quatro meses, tendo o mesmo decorrido entre 24 de Julho e 21 de Novembro de 2013. Durante o período de permanência na agência, foi-nos possível recolher um conjunto de dados a partir dos quais construímos o presente estudo, que tem como objetivo compreender de que modo a comunicação interna pode contribuir para melhorar o desempenho de uma equipa e influenciar a relação entre os colaboradores, os clientes da agência e o líder. Ao longo do trabalho é dado um especial relevo aos conceitos de comunicação interna, endomarketing e liderança, sendo estes os principais temas desenvolvidos no enquadramento teórico, e que sustentam a análise dos dados obtidos. Após a nossa análise concluímos que a comunicação interna tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante nas organizações, tendo um impacto significativo na performance dos colaboradores, que são o espelho de qualquer organização. Por esse motivo, a aposta na comunicação interna demonstra ser uma ferramenta poderosa para as organizações.por
dc.description.abstractThis report is the outcoming of the training at the communication agency Química, in São Paulo, Brazil, between 24th July and 21st of November 2013. We collected crucial data in order to understand how the internal communication can improve the performance of a team and influence the relationship among employees, agency customers, and the leader. Mainly, we highlight the concepts of internal communication, internal marketing, and leadership - as they support the practical component. After our analysis, we conclude that internal communication has becoming an important and powerful factor on the employees performance, who are the mirror of any organizationpor
dc.identifier.tid201328313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17786
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectEndomarketingpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectInternal marketingpor
dc.subjectLeadershippor
dc.titleA comunicação interna como veículo de satisfação para clientes e colaboradores da agência de comunicação Químicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201328313.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: