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- A comunicação interna como veículo de satisfação para clientes e colaboradores da agência de comunicação QuímicaPublication . Sousa, Joana Patrícia Gomes de; Ribeiro, Nelson CostaO presente relatório resulta de um estágio realizado na agência de comunicação Química, em São Paulo, no Brasil, com a duração de quatro meses, tendo o mesmo decorrido entre 24 de Julho e 21 de Novembro de 2013. Durante o período de permanência na agência, foi-nos possível recolher um conjunto de dados a partir dos quais construímos o presente estudo, que tem como objetivo compreender de que modo a comunicação interna pode contribuir para melhorar o desempenho de uma equipa e influenciar a relação entre os colaboradores, os clientes da agência e o líder. Ao longo do trabalho é dado um especial relevo aos conceitos de comunicação interna, endomarketing e liderança, sendo estes os principais temas desenvolvidos no enquadramento teórico, e que sustentam a análise dos dados obtidos. Após a nossa análise concluímos que a comunicação interna tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante nas organizações, tendo um impacto significativo na performance dos colaboradores, que são o espelho de qualquer organização. Por esse motivo, a aposta na comunicação interna demonstra ser uma ferramenta poderosa para as organizações.
- Comunicação estratégica e o terceiro setor : caso Fundação CEBIPublication . Lopes, Nuno Miguel da Costa; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoEsta investigação pretende evidenciar a forma como a comunicação estratégica pode ser implementada com eficácia numa organização sem fins lucrativos (OSFL), analisando técnicas de marketing e as atuais tendências de comunicação internacionais no terceiro setor, bem como as melhores práticas de OSFL portuguesas. Propõe-se um plano de comunicação para a Fundação CEBI, num programa de fundraising, para que numa situação ótima, o mesmo seja encarado como conhecimento para outras instituições do terceiro setor. Atualmente são vários os desafios que se apresentam às OSFL. Portugal quando comparado com outros países da União Europeia, possui um setor da sociedade civil “fraco”, que em tudo beneficiará com conceitos de comunicação e de marketing, imbuídos num plano estratégico de ação. Através da revisão de literatura e da consulta aos associados do Centro Português de Fundações, conclui-se que uma mudança de paradigma é necessária: passar de um paradigma de relacionamento com “utentes”, para um de criação de marcas, de relacionamento com “clientes”.