Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Comunicação estratégica e o terceiro setor : caso Fundação CEBI

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201328321.pdf60.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta investigação pretende evidenciar a forma como a comunicação estratégica pode ser implementada com eficácia numa organização sem fins lucrativos (OSFL), analisando técnicas de marketing e as atuais tendências de comunicação internacionais no terceiro setor, bem como as melhores práticas de OSFL portuguesas. Propõe-se um plano de comunicação para a Fundação CEBI, num programa de fundraising, para que numa situação ótima, o mesmo seja encarado como conhecimento para outras instituições do terceiro setor. Atualmente são vários os desafios que se apresentam às OSFL. Portugal quando comparado com outros países da União Europeia, possui um setor da sociedade civil “fraco”, que em tudo beneficiará com conceitos de comunicação e de marketing, imbuídos num plano estratégico de ação. Através da revisão de literatura e da consulta aos associados do Centro Português de Fundações, conclui-se que uma mudança de paradigma é necessária: passar de um paradigma de relacionamento com “utentes”, para um de criação de marcas, de relacionamento com “clientes”.
This research aims to show how strategic communication can be effectively deployed in a non-profit organization (NPO), analyzing marketing techniques and the trends of international communication in the nonprofit area and best practices of portuguese NPOs. Presentation of a communication plan for the portuguese CEBI Foundation, in an fundraising program, so that can be seen as knowledge to other third sector institutions. Currently there are several challenges facing the NPO. Portugal compared with other countries of the European Union, has a "weak" civil society, in which all will benefit from concepts of communication and marketing, imbued with a strategic plan of action. Through literature review and consultation with members of the Portuguese Foundation Centre, it is concluded that a paradigm shift is needed: moving to a paradigm of branding creation, relationship with "clients" and not only with “users”.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue