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Impacto de percursos educativos na infância na adaptabilidade de carreira : um estudo retrospetivo com jovens de diferentes níveis socioeconómicos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Íris Martins
dc.contributor.authorSilva, Inês de Jesus Oliveira Paiva da
dc.date.accessioned2022-02-18T11:24:22Z
dc.date.available2022-11-09T01:30:30Z
dc.date.issued2022-01-27
dc.date.submitted2021-11
dc.description.abstractA adaptabilidade de carreira é uma metacompetência que se desenvolve desde a infância. Porém, tem sido maioritariamente estudada na adolescência e vida adulta, sendo ainda necessária investigação que atenda ao impacto de experiências na infância e níveis socioeconómicos. Reconhecendo a importância dos contextos educativos, este estudo analisa a influência da frequência da Creche e/ou Educação Pré-Escolar na adaptabilidade de carreira de jovens do 9.º e 12.º anos de escolaridade de diferentes níveis socioeconómicos. Participaram 271 jovens, com idades entre 13 e 20 anos (M = 15.46), tendo 86 (31.7%) frequentado Creche e Educação Pré-Escolar e 185 (68.3%) frequentado apenas Educação Pré-Escolar. Recolheram-se dados com um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Académica, e a Escala de Adaptabilidade de Carreira. Resultados de análises de variância sugerem que jovens que frequentaram Creche e Educação Pré-Escolar apresentam maiores níveis de adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação e Curiosidade, do que jovens que frequentaram Educação Pré-Escolar. Entre jovens que frequentaram Creche e Educação Pré-Escolar, os de nível socioeconómico médio-baixo apresentam níveis mais elevados de adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação e Curiosidade, do que os de níveis baixo e médioalto. Entre os participantes que apenas frequentaram Educação Pré-Escolar, os de níveis socioeconómico baixo e médio-alto apresentam maior adaptabilidade de carreira, especificamente Preocupação, do que os de nível médio-baixo. Participantes que frequentaram Educação Pré-Escolar e de nível socioecónomico médio-alto apresentam maiores níveis de Curiosidade, comparativamente a jovens de outros níveis socioeconómicos. Salienta-se a necessidade de prosseguir estudos prospetivos, investigações multidisciplinares e consultoria psicológica a agentes educativos.pt_PT
dc.description.abstractCareer adaptability is a metacompetence that has developed since childhood. However, it has been mostly studied in adolescence and adulthood, and research is still needed to address the impact of childhood experiences and socio-economic levels. Recognizing the importance of educational contexts, this study analyzes the influence of the frequency of daycare and/or pre-school education on the career adaptability of young people in the 9th and 12th years of schooling of different socio-economic levels. Participants were 271 young people, aged between 13 and 20 years (M = 15.46), with 86 (31.7%) attending Day Care and Preschool Education and 185 (68.3%) attended only Pre-School Education. Data were collected with a Sociodemographic and Academic Characterization Questionnaire, and the Career Adaptability Scale. Results of analysis of variance suggest that young people who attended Day Care and Preschool Education have higher levels of career adaptability, specifically Concern and Curiosity, than young people who attended Preschool Education. Among young people who attended Day Care and Pre-School Education, those of medium-low socioeconomic level have higher levels of career adaptability, specifically Concern and Curiosity, than those of low and medium-high levels. Among the participants who only attended Pre-School Education, those of low and medium-high socioeconomic levels have higher career adaptability, specifically Concern, than those of low-middle level. Participants who attended Preschool Education and medium-high socio-economic level have higher levels of Curiosity, compared to young people from other socio-economic levels. It is emphasized the need to pursue forwardmade studies, multidisciplinary investigations and psychological advice to educational agents.pt_PT
dc.identifier.tid202939278pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36736
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCarreirapt_PT
dc.subjectAdaptabilidade de carreirapt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCareerpt_PT
dc.subjectCareer adaptabilitypt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectDaycarept_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.titleImpacto de percursos educativos na infância na adaptabilidade de carreira : um estudo retrospetivo com jovens de diferentes níveis socioeconómicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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