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A importância do ensino seguro : perspetivas de pais e professores

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Este estudo qualitativo teve como objetivo compreender as perspetivas dos professores sobre o que constitui e a importância do Ensino Seguro, bem como compreender as perspetivas dos professores e das famílias sobre os fatores que facilitam ou dificultam o seu desenvolvimento. A partir de dois guiões desenvolvidos pelo projeto Let’s Care, foram realizados dois grupos de discussão focalizada e quatro entrevistas individuais, tendo sido entrevistados 13 professores e quatro pais/mães com, pelo menos, um filho a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados seguiu um processo dedutivo, utilizando uma perspetiva top-down, partindo daquilo que os investigadores definiram a priori querer encontrar nos dados para dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados realçaram o papel fundamental do professor e da qualidade da relação professor-aluno, podendo ter influência na segurança emocional do aluno e, consequentemente, no seu rendimento académico. Este estudo destaca a importância das características e competências dos professores, como a empatia e a capacidade de escuta, para criar um ambiente educativo seguro, enfatizando a necessidade de conhecer cada aluno individualmente e adaptar os métodos pedagógicos às necessidades da turma. Também sublinha os desafios como dificuldades académicas, bullying e falta de tempo para interações, apontando para a importância de estratégias personalizadas e colaboração com profissionais como psicólogos para promover um ambiente escolar inclusivo e seguro. Como implicações sugere-se que se desenvolva programas de intervenção e formação junto dos professores que procure melhorar tanto a relação professor-aluno como a relação família-escola, uma vez que esta também se demonstra ser facilitadora de um Ensino Seguro.
This qualitative study aimed to understand teachers' perspectives on what constitutes and the importance of Safe Teaching, as well as to comprehend the perspectives of teachers and families on the factors that facilitate or hinder its development. Based on two guides developed by the Let’s Care project, two focus group discussions and four individual interviews were conducted, involving 13 teachers and four parents with at least one child attending the 1st Cycle of Basic Education. Data analysis followed a deductive process, using a top-down perspective, starting from what the researchers defined a priori to be found in the data to meet the study's objectives. The results highlighted the fundamental role of the teacher and the quality of the teacher student relationship, which can influence the student's emotional security and, consequently, their academic performance. This study emphasizes the importance of teachers' characteristics and skills, such as empathy and listening ability, to create a safe educational environment, stressing the need to know each student individually and adapt teaching methods to the needs of the class. It also underscores challenges such as academic difficulties, bullying, and lack of time for interactions, pointing to the importance of personalized strategies and collaboration with professionals like psychologists to promote an inclusive and safe school environment. As implications, it is suggested to develop intervention and training programs for teachers that aim to improve both the teacher-student relationship and the family-school relationship, as this also proves to facilitate Safe Teaching.

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Ensino seguro Perspetivas dos professores Perspetivas das famílias Relação professor-aluno Segurança emocional Safe teaching Teachers' perspectives Families' perspectives Teacher-student relationship Emotional security

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