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- Moral distress of nurses working in paediatric healthcare settingsPublication . Miranda, Ana Cristina Ribeiro; Fernandes, Sara Duarte; Ramos, Sílvia; Nunes, Elisabete; Fabri, Janaína; Caldeira, SílviaThis scoping review aims to map the evidence on moral distress of nurses working in paediatric healthcare settings from homecare to hospital. It was conducted according to the Joanna Briggs Institute. International databases were searched according to the specific thesaurus and free search terms. Independent screening and analysis were conducted using Rayyan QCRI. This review considered a total of 54 studies, including quantitative and qualitative studies, systematic reviews, and grey literature; English and Portuguese languages were included. Moral distress is a phenomenon discussed in nursing literature and in the paediatric context but is considered absent from discussion in clinical practice. It is caused by disproportionate care associated with overtreatment. Nurses can present a variety of symptoms, characterising moral distress as a highly subjective experience. The paediatric contexts of practice should promote a healthy ethical climate and work towards a moral community built with peer support, education, communication, leadership, and management involvement. Moral distress is still a complex and challenging multidimensional concept, and the aim should be to promote a culture of prevention of the devastating consequences of moral distress and work towards moral resilience.
- Consumo de álcool da mulheres grávidas portuguesas : personalidade e outros possíveis preditoresPublication . Coelho, Márcia Eduarda Cadeirinhas; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboO presente estudo exploratório teve como objetivo principal caracterizar o consumo de álcool num grupo de mulheres grávidas portuguesas, considerando os preditores nomeadamente a idade, a escolaridade, as características da personalidade e os consumos antes da gravidez. A metodologia utilizada foi de cariz quantitativo e os dados foram recolhidos através de um Questionário Online que inclui quatro instrumentos: Formulário das Questões Sociodemográficas e Gravidez, o Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT), o Inventário de Personalidade de 10 itens (TIPI – P) e a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e Maternidade (EAGM) que não é parte integrante deste trabalho. Os principais resultados confirmam que cerca de 23,1% das mulheres grávidas na amostra continuaram a consumir álcool durante a gestação, evidenciando a necessidade de intervenções específicas para mitigar este comportamento. Houve uma redução significativa no consumo de álcool em comparação com o período pré-gestacional. Mulheres com menor escolaridade, desempregadas e solteiras apresentaram maiores taxas de consumo. Consumos prévios de álcool, gravidez não planeada e traços de extroversão foram identificados como preditores significativos. Esses resultados sublinham a importância de considerar fatores demográficos e traços de personalidade em intervenções para reduzir o consumo de álcool durante a gravidez.
- A importância do ensino seguro : perspetivas de pais e professoresPublication . Pinheira, Ana Paula Pimenta de Castro; Carneiro, Alexandra Manuela Paiva; Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaEste estudo qualitativo teve como objetivo compreender as perspetivas dos professores sobre o que constitui e a importância do Ensino Seguro, bem como compreender as perspetivas dos professores e das famílias sobre os fatores que facilitam ou dificultam o seu desenvolvimento. A partir de dois guiões desenvolvidos pelo projeto Let’s Care, foram realizados dois grupos de discussão focalizada e quatro entrevistas individuais, tendo sido entrevistados 13 professores e quatro pais/mães com, pelo menos, um filho a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise dos dados seguiu um processo dedutivo, utilizando uma perspetiva top-down, partindo daquilo que os investigadores definiram a priori querer encontrar nos dados para dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados realçaram o papel fundamental do professor e da qualidade da relação professor-aluno, podendo ter influência na segurança emocional do aluno e, consequentemente, no seu rendimento académico. Este estudo destaca a importância das características e competências dos professores, como a empatia e a capacidade de escuta, para criar um ambiente educativo seguro, enfatizando a necessidade de conhecer cada aluno individualmente e adaptar os métodos pedagógicos às necessidades da turma. Também sublinha os desafios como dificuldades académicas, bullying e falta de tempo para interações, apontando para a importância de estratégias personalizadas e colaboração com profissionais como psicólogos para promover um ambiente escolar inclusivo e seguro. Como implicações sugere-se que se desenvolva programas de intervenção e formação junto dos professores que procure melhorar tanto a relação professor-aluno como a relação família-escola, uma vez que esta também se demonstra ser facilitadora de um Ensino Seguro.
- A educação especial no contexto da escola rural/ribeirinha na cidade de Manaus Amazonas-Brasil : reflexões sobre a avaliação e desempenho de alunos no período de 2012 a 2022Publication . Andrade, Irany Oliveira de; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA pesquisa realizada abordou o tema da Educação Especial em ambientes rurais e ribeirinhos de Manaus, Amazonas, durante o período de 2012 a 2022. Seu objetivo principal foi analisar o desempenho e a avaliação de alunos com necessidades especiais nessas áreas, com foco na inclusão equitativa dentro das escolas. Para essa meta, foram propostos objetivos específicos, como investigar as políticas públicas direcionadas para a Educação Especial nessas regiões, avaliar o atendimento e o desempenho dos alunos, analisar as condições de trabalho dos professores e verificar o ambiente de aprendizagem dos alunos com deficiência. A motivação para esta pesquisa originou-se da ineficiência do Estado em prover a educação adequada para alunos especiais em zonas remotas, levando muitos a procurar atendimento na zona urbana. A análise qualitativa baseou-se na experiência da pesquisadora e nas pesquisas anteriores, utilizando entrevistas e análise documental para coletar dados sobre políticas, desempenho e condições de trabalho. Os resultados revelaram lacunas significativas na Educação Especial nessas áreas, incluindo o conhecimento parcial dos professores sobre políticas públicas, a divulgação insuficiente dessas políticas, o consenso sobre a importância da inclusão, a necessidade de mais capacitação para professores e a falta de recursos para os alunos. A conclusão aponta para a urgência de investimentos em infraestrutura, formação de professores e implementação eficaz de políticas existentes para garantir a igualdade de oportunidades educacionais. Destaca-se a necessidade de um esforço conjunto entre famílias, escolas, autoridades locais e governo para melhorar as condições educacionais e garantir uma educação de qualidade para todos, independentemente de suas necessidades específicas. Em suma, a pesquisa oferece reflexões profundas sobre a realidade da Educação Especial em ambientes rurais e ribeirinhos, enfatizando a importância de uma abordagem mais inclusiva e colaborativa para garantir um ambiente educacional equitativo e eficaz.
- Stress, ansiedade e depressão na procriação medicamente assistida : análise considerando o casalPublication . Guerra, Rita Jácome Sequeira; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboEste estudo tem como objetivo geral caracterizar o impacto psicológico da procriação medicamente assistida (PMA) em casais portugueses, focando-se no stress associado à procriação medicamente assistida, ansiedade e depressão. Utilizando o Modelo de Interdependência Ator-Parceiro (APIM), investigamos como o stress associado à PMA se relaciona com a ansiedade e depressão, considerando o efeito no próprio e no parceiro. Participaram 159 casais de dois centros de PMA no norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através do Protocolo Pré-Tratamento GIPPMA, utilizando o Inventário de Problemas de Fertilidade (FPI) e o Screening of In-Vitro Fertilisation Treatments (SCREEN-IVF). Os resultados mostraram que as mulheres apresentam níveis mais elevados de stress, ansiedade e depressão comparativamente com os homens. A análise APIM revelou que o stress associado à PMA das mulheres influencia significativamente a ansiedade dos homens, enquanto o contrário não acontece. Foi possível perceber também que, o stress associado à PMA tanto das mulheres como dos homens, não influencia significativamente a depressão no seu parceiro. Conclui-se que intervenções focadas no casal podem ser mais eficazes para mitigar os efeitos adversos emocionais da PMA.
- Adaptação e sucesso no ensino superior : o papel das mentorias por paresPublication . Araújo, Fátima Matias da Silva; Soares, Diana Rafaela LopesA Mentoria é uma forma de intervenção utilizada para dar resposta aos desafios que resultam da transição e adaptação ao Ensino Superior. O presente estudo tem como objetivos mapear e caracterizar programas de Mentoria por pares e analisar as perceções dos estudantes que os integram, nível da sua adaptação e sucesso académico no contexto de Ensino Superior. Partindo deste objetivo, e adotando uma metodologia qualitativa, desenvolveu-se este estudo em duas fases. A primeira, de análise documental, de um conjunto de programas de mentoria em curso em Instituições de Ensino Superior em Portugal, com o principal objetivo a caraterização de Programas de Mentoria. Numa segunda fase, realizou-se um Focus Group, constituído por nove alunos-mentores de uma das Instituições Ensino Superior, incidindo sobre o seguinte ponto: i) Caraterização da Perspetiva dos Mentores sobre a experiência de participação em Programas de Mentoria por pares. Após a validação da transcrição das respostas pelos participantes, foi realizada uma análise temática, considerando os blocos de questionamento do guião de Focus Group, recorrendo ao software MAXQDA 2022. Os resultados analisados permitiram compreender quais as principais características dos programas de mentoria em curso nas Instituições de Ensino Superior selecionadas, nomeadamente quanto a: Objetivos; Funcionamento; Papel do Mentor; Papel do Mentorando; Direitos do Mentor e Direitos do Mentorando. Por sua vez, as perceções dos mentores dão conta da relevância das experiências enquanto mentores nas seguintes dimensões: Interação social; Atividades de Acolhimento; Apoio ao Estudo e Presencial/Online. Deste estudo, decorrem implicações relevantes para a prática, nomeadamente para relevância de iniciativa de apoio entre pares, como é exemplo, a das mentorias, como estratégia institucional impactante na promoção de uma transição para o Ensino Superior mais bem-sucedida, capaz de gerar efeitos ao nível do Apoio académico, Curso/Carreira, Interpessoal e Pessoal/Competências.
- In the quest for reliable tools to explore the virulence potential of Listeria monocytogenes clonal complexesPublication . Sousa, Mariana; Magalhães, Rui; Ferreira, Vânia; Teixeira, PaulaIntroduction and objective: Listeria monocytogenes is a foodborne pathogen that causes human listeriosis. This pathogen is characterized by an intra-species heterogeneity so its strains can be grouped into clonal complexes (CCs) that are defined either as hypervirulent – mainly associated with clinical cases or hypovirulent – associated with food or food processing environments and with infections in susceptible groups [1]. The impact of L. monocytogenes extends beyond health concerns to economic implications since detection of contaminated food results in production interruptions and product recalls. Considering the persistence of L. monocytogenes in the food industry, there is an urgent need to define reliable biomarkers and to determine whether CC characterization is robust enough to discriminate high-risk strains. Listeria monocytogenes has a typical β-hemolytic profile, which is outlined by crucial virulence factors (hly and prfA genes), however, some strains exhibiting non- hemolytic or attenuated hemolysis have been reported [2]. The aim of this work was to investigate if these phenotypes could be associated with hypovirulent CCs.
- Reescrever a vulnerabilidade na doença crónicaPublication . Cabral, Rui Eduardo Neumann Esteves Pinheiro; Lima, Vânia Andrea Sousa Gonçalves MoreiraA pertinência do estudo é sublinhada pela alta prevalência de doenças crónicas (WHO, 2022) e pela necessidade de intervenções eficazes e acessíveis que melhorem a qualidade de vida das pessoas por elas afetadas. A presente investigação pretende compreender o contributo de um programa de intervenção assente na Escrita Expressiva (EE) na integração da experiência de doença crónica na narrativa pessoal dos indivíduos com esta condição, bem como avaliar a eficácia na redução de sintomatologia física e psicológica. Adota-se uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, com base numa abordagem construtivista, aliada à EE, no sentido de compreende como esta ferramenta potencia a construção de significado e consequente integração na narrativa dos participantes. No sentido de avaliar a redução de sintomatologia, foram utilizados o BSI e o EQ-5D-5L, antes e após a intervenção e, correspondente à abordagem qualitativa, foram codificadas as transcrições decorrentes das sessões e dos produtos de EE. Os resultados quantitativos indicaram que não houve diferenças estatisticamente significativas nas subescalas de depressão, somatização e IGS, nem nos itens do EQ-5D-5L. No entanto, a análise qualitativa revelou que a EE facilitou reflexões sobre a doença e suas implicações, promovendo uma maior compreensão e adaptação à doença crónica. Por fim, é destacada a importância de abordagens terapêuticas que integrem aspetos narrativos e emocionais, oferecendo uma perspetiva sobre a utilização da EE na promoção do bem-estar psicológico em indivíduos com doenças crónicas.
- Psychological first aid education for children in Portuguese schoolsPublication . Silva, Bianca Gomes da; Silva, Clédna Patrícia de Oliveira; Pereira, Diana Cristina RodriguesThis study investigated the effectiveness of the Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis (PSP-H) program, designed to equip children with Psychological First Aid (PFA) skills. We explored whether the PSP-H program affected children's empathy and psychological well-being in a quantitative study with 110 participants (aged 9-11). The study employed the Empathy Assessment Scale (EAS) and Kidscreen-10 questionnaire for pre-test and post-test assessments. While the program showed potential based on its theoretical foundation, we found no statistically significant changes in overall empathy or psychological well-being scores. Several explanations are explored, including intervention duration, measurement limitations, and contextual factors. The study highlights the potential of PFA programs in primary education and offers direction for future research, including extended intervention periods, combining quantitative and qualitative methods, considering the role of contextual variables, and exploring gender differences. Further research is needed to determine the program's long-term impact.
- Ansiedade na performance musical : relação entre os níveis de ansiedade e variáveis relacionadas com aprendizagem da música em músicos adolescentesPublication . Pinheiro, Afonso Machado; Dias, Pedro Miguel Brito da Silva; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo teve como principal objetivo estudar a relação entre a Ansiedade na Performance Musical (APM) e variáveis relacionadas com a aprendizagem da música em estudantes adolescentes. Participaram no estudo 475 estudantes de música, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos. Os resultados demonstraram uma associação significativa negativa entre a APM e o número de horas de estudo por semana, bem como entre a dimensão “performance” da APM e APM total e a realização académica no instrumento. Uma análise mais profunda, permitiu identificar que os estudantes com uma realização académica “Baixa e Média” no instrumento experienciam níveis significativamente superiores de APM comparativamente aos estudantes com uma realização académica “Excelente”. Adicionalmente, os resultados demonstraram uma correlação negativa significativa entre o número de atuações individuais e os níveis de APM, revelando que os jovens músicos que tinham menos audições experienciavam níveis superiores de APM. Os resultados evidenciaram ainda a presença de níveis significativamente superiores de APM em estudantes que não tocam o instrumento que tinham selecionado como primeira opção, quando comparados com os estudantes que estudam o instrumento que correspondia à sua preferência inicial. Não foram identificadas diferenças significativas entre estudantes de diferentes classes de instrumento quanto aos níveis de APM. Os resultados do presente estudo sugerem a realização de futuras investigações nas quais se examine o papel de outras variáveis individuais e contextuais na APM, bem como o desenvolvimento de estratégias de intervenção e de prevenção da APM, visando variáveis motivacionais e de autorregulação na aprendizagem.