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Authors
Abstract(s)
This study investigated the effectiveness of the Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis (PSP-H) program, designed to equip children with Psychological First Aid (PFA) skills. We explored whether the PSP-H program affected children's empathy and psychological well-being in a quantitative study with 110 participants (aged 9-11). The study employed the Empathy Assessment Scale (EAS) and Kidscreen-10 questionnaire for pre-test and post-test assessments. While the program showed potential based on its theoretical foundation, we found no statistically significant changes in overall empathy or psychological well-being scores. Several explanations are explored, including intervention duration, measurement limitations, and contextual factors. The study highlights the potential of PFA programs in primary education and offers direction for future research, including extended intervention periods, combining quantitative and qualitative methods, considering the role of contextual variables, and exploring gender differences. Further research is needed to determine the program's long-term impact.
Este estudo investigou a eficácia do programa Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis (PSP-H), desenhado para equipar crianças com habilidades de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP). Exploramos se o programa PSP-H afetava a empatia e o bem-estar psicológico das crianças através de um estudo quantitativo com 110 participantes (de 9 a 11 anos). O estudo utilizou a Escala de Avaliação da Empatia (EAS) e o questionário Kidscreen-10 para avaliações pré-teste e pós-teste. Apesar do programa apresentar potencial com base na sua fundamentação teórica, não encontrámos alterações estatisticamente significativas gerais de empatia ou bem-estar psicológico. São exploradas várias explicações, incluindo a duração da intervenção, limitações da medição e fatores contextuais. O estudo destaca o potencial dos programas de PSP no ensino básico e oferece uma direção para pesquisas futuras, incluindo períodos de intervenção prolongados, combinação de métodos quantitativos e qualitativos, consideração de variáveis contextuais e exploração das diferenças de género. É necessária mais pesquisa para determinar o impacto a longo prazo do programa.
Este estudo investigou a eficácia do programa Primeiros Socorros Psicológicos para Heróis (PSP-H), desenhado para equipar crianças com habilidades de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP). Exploramos se o programa PSP-H afetava a empatia e o bem-estar psicológico das crianças através de um estudo quantitativo com 110 participantes (de 9 a 11 anos). O estudo utilizou a Escala de Avaliação da Empatia (EAS) e o questionário Kidscreen-10 para avaliações pré-teste e pós-teste. Apesar do programa apresentar potencial com base na sua fundamentação teórica, não encontrámos alterações estatisticamente significativas gerais de empatia ou bem-estar psicológico. São exploradas várias explicações, incluindo a duração da intervenção, limitações da medição e fatores contextuais. O estudo destaca o potencial dos programas de PSP no ensino básico e oferece uma direção para pesquisas futuras, incluindo períodos de intervenção prolongados, combinação de métodos quantitativos e qualitativos, consideração de variáveis contextuais e exploração das diferenças de género. É necessária mais pesquisa para determinar o impacto a longo prazo do programa.
Description
Keywords
Psychological first aid (PFA) Empathy Children Mental health Well-being PSP-H program Primeiros socorros psicológicos (PSP) Empatia Crianças Saúde mental Bem-estar Programa PSP-H