Publication
Práticas de ensino e investigação supervisionados
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes | |
dc.contributor.author | Carvalho, Sérgio Manuel Martins de | |
dc.date.accessioned | 2014-07-14T11:09:00Z | |
dc.date.available | 2014-07-14T11:09:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O desempenho de um conjunto de funções inseridas no Estágio Profissional originou o planeamento, operacionalização e balanço das ações realizadas. Assim, o presente relatório foi elaborado com o intuito de refletir sobre os acontecimentos ocorridos ao longo do Estágio Profissional, que decorreu na Escola EB2,3 Gil Vicente, na cidade de Guimarães, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos principais procedimentos e estratégias adotados na condução da Prática Letiva, onde estão inseridas a Atividade Letiva e a Assistência às aulas, tanto na componente científica como pedagógica, salientando a forma como as principais dificuldades foram sentidas e superadas. Na introdução, é feito o enquadramento do Estágio Profissional do ponto de vista académico, legal e institucional. O relatório é constituído por três capítulos. No primeiro capítulo – Enquadramento Científico e Pedagógico do Estágio, é feito o enquadramento teórico da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente abordando o conceito de currículo, a sua concretização no ensino básico, o papel do professor na gestão do processo de ensino/aprendizagem e a avaliação do processo educativo. No segundo capítulo – Prática de Ensino Supervisionada, é realizado um enquadramento da prática profissional, nomeadamente a caracterização do contexto escolar, com a apresentação e caracterização da Escola Cooperante e da Instituição Universitária, responsável pelo Mestrado. Posteriormente faz-se uma apresentação mais aprofundada do Estágio Profissional, onde são retratadas de forma detalhada as vivências decorridas durante o estágio, quer a nível das atividades letivas, reuniões de acompanhamento e aulas assistidas, bem como a apresentação dos materiais, recursos didáticos utilizados e avaliação efetuada, em função das características das turmas e do reconhecimento da sua heterogeneidade. O terceiro capítulo – Componente Científica de Investigação, reporta-se à descrição do artigo científico elaborado, com orientação supervisionada da Instituição de Ensino Superior, no âmbito das Jornadas de Ensino de Informática. Por fim, são apresentadas as considerações finais e uma conclusão sobre o processo de estágio e o seu impacto a nível pessoal e profissional e que influenciarão as opções efetuadas no futuro. | por |
dc.description.abstract | The performance of a set of functions included in the professional stage led the planning, execution and review of actions taken. Thus, this report has been prepared in order to reflect on the events during the Internship, which took place at the School EB2, 3 Gil Vicente, in the city of Guimarães, in order to obtain the degree of Master of Computer Education. The main focus of this report is a description and analysis of key processes and strategies adopted in the conduct of teaching practice, where they are inserted lective activity and assistance to school, both in scientific and pedagogical component, highlighting how the main difficulties were experienced and overcome. In the introduction, the framework is made of the Professional Practice of the academic point of view, legal and institutional framework. The report consists of three chapters. In the first chapter - Scientific and Pedagogical Framework Stage, is made of the theoretical Supervised Teaching Practice, including addressing the concept of curriculum, their achievement in basic education, the teacher's role in managing the process of teaching / learning and assessment the educational process. In the second chapter - Supervised Teaching Practice, is an accomplished professional practice framework, including characterization of the school context, with the presentation and characterization of the Cooperating School and Higher Education Institution, responsible for the Master. Subsequently it is a more detailed presentation of the Professional Practice, which are portrayed in detail the experiences elapsed during the stage, both in terms of lective activities, follow up meetings and classes attended, and the presentation of materials, teaching resources used and evaluation conducted in accordance with the characteristics of classes and the recognition of their heterogeneity. The third chapter - Component Scientific Research, refers to the description of the scientific development, with supervised guidance of the Institution of Higher Education under the Education Computing Conference. Finally, some conclusions are presented and a conclusion on the staging process and its impact on personal and professional that will influence the choices made in the future. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/14813 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.title | Práticas de ensino e investigação supervisionados | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Estudos em Ensino de Informática |