Repository logo
 
Publication

A voz dos professores : atitudes, sentimentos e preocupações face à diversidade e inclusão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Marisa Simões
dc.contributor.authorAzevedo, Diana de Sá
dc.date.accessioned2024-09-24T16:25:14Z
dc.date.available2024-09-24T16:25:14Z
dc.date.issued2024-07-11
dc.date.submitted2024-07
dc.description.abstractO presente estudo, intitulado de “A voz dos professores: atitudes, sentimentos e preocupações face à diversidade e inclusão” tem como principal objetivo conhecer, em profundidade, as atitudes, sentimentos e preocupações dos professores em relação à diversidade e à inclusão. Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa. A metodologia adotada foi o photovoice e a entrevista semi-estruturada. Os participantes deste estudo são 9 professores de agrupamentos de escolas do território nacional. A amostra incluiu professores de diferentes níveis de educação e ensino, de diferentes zonas do país com número de anos de experiência profissional diferente e a lecionar em escolas com características diversas. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que as atitudes e sentimentos dos professores em relação à diversidade e à inclusão foram, em geral, positivas. No entanto, os professores demonstraram algumas preocupações com a diversidade e inclusão escolar. Contribuir para o desenvolvimento de atitudes positivas é um fator de sucesso para a implementação de políticas e práticas mais inclusivas. A formação contínua, o apoio das lideranças e a colaboração entre todos permanecem como pilares essenciais para o sucesso da educação inclusiva.pt_PT
dc.description.abstractThe present study, titled "The Voice of Teachers: Attitudes, Feelings, and Concerns Regarding Diversity and Inclusion," aims to deeply understand teachers' attitudes, feelings, and concerns about diversity and inclusion. To achieve this objective, this research employed a qualitative approach. The methodology adopted included photovoice and semi-structured interviews. The study participants were nine teachers from school groups acrossthe country. The sample included teachers from different levels of education and teaching, from different regions of the country, with different varying years of professional experience, and teaching in schools with different characteristics. After analyzing and interpreting the results, we concluded that teachers' attitudes and feelings towards diversity and inclusion were generally positive. However, teachers showed some concerns about diversity and inclusion in schools. Contributing to the development of positive attitudes is a success factor for implementing more inclusive policies and practices. Continuoustraining, leadership support, and collaboration between everyone remain essential pillars for the success of inclusive education.pt_PT
dc.identifier.tid203691652pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/46679
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVoz dos professorespt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectTeachers' voicept_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.titleA voz dos professores : atitudes, sentimentos e preocupações face à diversidade e inclusãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203691652.pdf
Size:
10.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: